Cobra rei devora Mamba Negra | king Cobra eating Black Mamba | Biólogo Henrique
17 de abril de 2024A cobra-real , ou ainda cobra-rei,(Ophiophagus hannah), também conhecida como hamadríade, é uma espécie de serpente peçonhenta da família dos Elapídeos, endêmica da Ásia meridional e do sudeste asiático. Está ameaçada pela destruição do seu habitat e está listada como vulnerável na Lista Vermelha da IUCN desde 2010. É a maior cobra peçonhenta conhecida. Cobras-reais adultas normalmente vão de 3 a 4 metros de comprimento, sendo que a maior já registrada chegou a medir 5,85 m. Apesar da palavra “cobra” em seu nome comum, esta espécie não pertence ao gênero Naja, mas é o único membro do gênero Ophiophagus. É carnívora e a sua dieta consiste basicamente em outros ofídios, venenosos ou não, mas não despreza lagartos, ovos e pequenos mamíferos. O nome científico Ophiophagus significa literalmente “comedora de serpentes”.
A coloração da cobra-real varia do marrom ao preto com listras brancas ou amarelas, ou ainda verde- O pescoço possui uma capa que se expande ao se sentir ameaçada.
As cobras jovens são pretas brilhantes com faixas amarelas estreitas (podem ser confundidos com um krait com faixas, mas facilmente identificados com seu capuz expansível). A cabeça de uma cobra adulta pode ser bastante compacta e volumosa na aparência, embora, como todas as cobras, possa expandir suas mandíbulas para engolir grandes presas. Sua dentição é proteroglífica, o que significa que tem duas presas curtas e não retráteis na frente da boca por onde canalizam o veneno para dentro da presa. A expectativa de vida de uma cobra-real é de cerca de 20 anos.
Trata-se de uma das espécies de serpente de que mais facilmente se diferenciam os sexos. As cobras-rei são sexualmente dimórficas em tamanho e em cor. Os machos atingem tamanhos maiores que as fêmeas, o que é uma característica incomum entre as cobras cujas fêmeas geralmente são maiores que os machos. Os machos têm cores mais claras à exceção da cauda, que em geral é preta em ambos os sexos.
Apesar de ter um veneno de toxidade moderada (com uma toxicidade inferior a da maioria da família dos Elapídeos), a cobra-real possui a capacidade de inocular grandes quantidades por mordida, o que a torna uma das serpentes mais letais. Numa só mordida ela pode libertar até sete mililitros de neurotoxina, suficiente para matar um tigre ou até mesmo um elefante.
Ao ser provocada, ergue um terço de seu corpo, expande a capa de seu pescoço e começa a emitir silvos semelhantes ao rosno de um cão. Mantém-se nesta posição, começa a se aproximar do agressor a fim de atacá-lo.
Antes do acasalamento, casais de cobra-real executam uma espécie de dança nupcial, em que se enfrentam com as cabeças erguidas. Elas vivem aos pares, o que é incomum entre as cobras. No período reprodutivo, pode haver competição entre machos pelas fêmeas. No ato do acasalamento, o casal se entrelaça e assim permanece por um bom tempo.
Outra das suas características é que se trata da única serpente que realiza a postura de ovos dentro de uma espécie de ninho, que a mãe elabora arrastando ervas e pequenos ramos com a sua cauda. O ninho é dividido em dois compartimentos: o inferior abriga os ovos e o superior é ocupado pela mãe que os protegem de predadores. As duas partes são separados por folhas. São postos de 20 a 50 ovos. O calor produzido pela vegetação que compõem o ninho incuba os ovos. Pouco antes da eclosão dos ovos, a qual ocorre de 60 a 90 dias após sua postura, a mãe abandona a zona, supostamente para se subtrair à tentação de devorar as próprias crias.
A cobra-rei integra a mitologia do Extremo Oriente. É usada como modelo em pequenas estátuas, joalheria e decoração. Ainda prevalece em Myanmar um costume que envolve a serpente. Uma jovem para em frente à serpente e oferece-lhe leite em uma tigela. Se a cobra avançar, ela deve beijá-la na cabeça.
Assim como a maioria das cobras, é tímida e evita o contato com o homem. No entanto, se for encurralada, pode tornar-se bem agressiva.
A mamba negra ( Dendroaspis polylepis ) é uma espécie de cobra grande e extremamente venenosa pertencente à família Elapidae . É nativo de partes da África Subsaariana . Descrita pela primeira vez formalmente por Albert Günther em 1864, é a segunda cobra venenosa mais longa depois da cobra-real ; espécimes maduros geralmente excedem 2 m (6 pés 7 pol.) e normalmente crescem até 3 m (9 pés 10 pol.). Foram relatadas amostras de 4,3 a 4,5 m (14 pés 1 pol. A 14 pés 9 pol.). A cor da pele varia do cinza ao marrom escuro. As mambas pretas juvenis tendem a ser mais pálidas que os adultos e escurecem com a idade.
A espécie é terrestre (viva no solo) e arbórea (viva na árvore); habita savana , bosque , encostas rochosas e, em algumas regiões, floresta densa. É diurno e é conhecido por atacar pássaros e pequenos mamíferos. Em superfícies adequadas, ele pode se mover a velocidades de até 16 km / h (10 mph) para distâncias curtas. As mambas negras adultas têm poucos predadores naturais.
Fonte wikipedia
#Biólogo #Biologia #BiólogoHenrique
😮😮😮😮😮😮🎉🎉🎉🎉🎉
Henrique, faz um vídeo sobre a história e evolução das serpentes, dizem que fizeram experiência genética com cobras ,e conseguiram criar vestígios de patas
Qual o predador desse bicho ?
Linda e poderosa! Gostei!🐍 💐
Concordo com você biólogo Henrique, a cobra rei é sensacional, ela é incrível!!! 👏👏👏👏👏👏👏
É incrível ….quem não quer ver nunca uma cobra rei pela frente sou eu!
Cara contra a Taipan do Norte acho que iria da trabalho para essa king em
Obs: Taipan do Norte essa serpente contém a toxina mais mortal e letal do mundo !
A cobra marrom da Austrália mataria a cobra – Rei?