Cobra Tromba de Elefante | Biólogo Henrique o Biólogo das Cobras
17 de abril de 2024Acrochordus javanicus
Detalhes gerais , taxonomia e biologia , veneno , efeitos clínicos , tratamento , primeiros socorros , antivenenos
Família: Acrochordidae
Gênero: Acrochordus
Espécie: javanicus
Nomes comuns
Cobra arquivo Javan, Cobra Tronco de elefante, Cobra Wart Javan, Cobra Arquivo Riverine
Nomes locais
Paiie, Pelaik, Ular Karung, Ular Berot, Ular Belalei Gaja
Região
Sudeste Asiático
Países
Camboja, Indonésia, Malásia, Tailândia, Vietnã
Taxonomia e Biologia
Comprimento adulto: 1,00 m
Forma Geral
Cobra de grande comprimento, corpo robusto com cauda preênsil curta a moderadamente curta, ligeiramente comprimida. Pode crescer até um máximo de cerca de 2,90 metros. A cabeça é pequena, pouco distinta do pescoço e amplamente coberta por pequenas escamas granulares semelhantes ao corpo. O focinho é curto e rombudo quando visto de cima. Os olhos estão localizados dorso-lateralmente, de tamanho muito pequeno, com pupilas redondas. Narinas fechadas e voltadas principalmente para a parte anterior. A pele é solta ou folgada e áspera. As escamas dorsais são quilhadas, pequenas, granulares e tuberculadas. Ventrais, subcaudais e anais não são aumentados ou distinguíveis. Nenhuma dobra distinta ao longo da superfície ventral mediana (ocasionalmente fracamente presente na parte anterior do corpo).
Habitat
Encontrado principalmente em rios, onde se enterram nas margens, muitas vezes debaixo ou entre as raízes das árvores. Também encontrado em canais.
Hábitos
Cobra noturna e aquática. Excelente nadador, mas indefeso em terra.
Presa
Alimenta-se inteiramente de peixes e enguias.
Família: Acrochordidae
Gênero: Acrochordus
Espécie: granulatus
Acrochordus arafurae
Detalhes gerais , taxonomia e biologia , veneno , efeitos clínicos , tratamento , primeiros socorros , antivenenos
Família: Acrochordidae
Gênero: Acrochordus
Espécie: arafurae
Nomes comuns
Arafura Filesnake, Arafura Wart Snake
Região
Austrália + Nova Guiné + Indonésia
Países
Austrália, Indonésia, Papua Nova Guiné
Taxonomia e Biologia
Comprimento adulto: 1,20 m
Forma Geral
Cobra grande em comprimento, moderadamente robusta com uma cauda preênsil curta e levemente comprimida. Pode crescer até um máximo de 2,50 metros. A cabeça é pequena, pouco distinta do pescoço e amplamente coberta por pequenas escamas granulares semelhantes ao corpo. O focinho é curto e obtusamente arredondado quando visto de cima. Os olhos estão localizados dorsolateralmente, de tamanho muito pequeno com pupilas redondas. Narinas voltadas para a frente. A pele é solta ou folgada e áspera. As escamas dorsais são quilhadas, pequenas, granulares e tuberculadas. Ventrais, subcaudais e anais não são aumentados ou distinguíveis.
Habitat
Encontrado em rios de água doce de movimento lento, lagos e pântanos e, ocasionalmente, em locais costeiros marinhos ou estuarinos.
Hábitos
Cobra noturna e aquática. Excelente nadador, mas indefeso em terra.
Presa se
alimenta inteiramente de peixes.
Nomes comuns
Little File Snake, Marine File Snake, Granular Wart Snake, File Snake
Nomes locais
Ular Kadut
Região
Austrália e Sudeste Asiático
Países
Austrália, Bangladesh, Brunei, Camboja, China, Indonésia, Índia, Malásia, Mianmar, Papua Nova Guiné, Filipinas, Cingapura, Ilhas Salomão, Sri Lanka, Tailândia, Vietnã
Taxonomia e Biologia
Comprimento adulto: 0,65 m
Forma Geral
Cobra de corpo médio a moderadamente a fortemente robusta com uma cauda preênsil curta e ligeiramente comprimida. Pode crescer até um máximo de cerca de 1,22 metros. A cabeça é pequena, curta, pouco distinta do pescoço e amplamente coberta por pequenas escamas granulares semelhantes ao corpo. O focinho é curto e obtusamente arredondado quando visto de cima. Os olhos estão localizados dorso-lateralmente, de tamanho muito pequeno, com pupilas redondas. As narinas são arredondadas, juntas e voltadas dorsalmente. A pele é solta ou folgada (mas mais firme do que A. arafurae), áspera. As escamas dorsais são quilhadas, pequenas, granulares, justapostas e tuberculadas. Ventrais, subcaudais e anais não são aumentados ou distinguíveis. Uma dobra distinta ao longo da superfície ventral mediana.
Habitat
Espécies marinhas frequentemente encontradas na zona entre marés, manguezais, planícies de lama, recifes de coral costeiros, estuários salgados e, ocasionalmente, pântanos de grama de água doce próximos.
Hábitos
Cobra noturna e aquática. Excelente nadador, mas indefeso em terra.
Presa
Alimenta-se de peixes e crustáceos.
fonte: Universidade de Adelaide
#BiólogoHenrique #Biólogo #cobra
Boa tarde biólogo Henrique. Uma cobra fura a espessura do couro de elefantes de 2,5 cm
Ela tem alguma toxicina?
você tem um video para quem quer ter uma cobra em casa ,eu estou afim de comprar uma além de minha cidade Lavras sul de M.G não tem onde comprar , vou ter que viajar para S.P e comprar lá eu ja vi que eu vou precisa ter o conhecimento especializado neste assunto já que na minha cidade tambem não tem veterinário também ; outras perguntas como chama o especialista em cobras ?e, que curso de faculdade ele faz ? e por fim, você indicaria quais livros para ler sobre ?
Esse cara é demais !! Sou muito fã sempre acompanho
Linda🐍🐘
A sucuri é a cobra mais bonita na minha opinião, sua cabeça é perfeita e fofa. Essa parece com uma sucuri.
Inusitada…🤭🤭🤭