Cobras Tinham Patas? | Biólogo Henrique o Biólogo das Cobras
17 de abril de 2024Há evidências fósseis que sugerem que as cobras podem ter evoluído de lagartos escavadores, como os varanídeos (ou um grupo semelhante) durante o período Cretáceo . Um dos primeiros fósseis de um parente de cobra, Najash rionegrina , era um animal de duas patas com um sacro e era totalmente terrestre . Um análogo existente desses supostos ancestrais é o monitor sem orelhas Lanthanotus de Bornéu (embora também seja semiaquático ). As espécies subterrâneas desenvolveram corpos aerodinâmicos para escavações e, eventualmente, perderam seus membros.[23] De acordo com essa hipótese, características como aspálpebras transparentes e fundidas ( brille ) e a perda das orelhas externas evoluíram para lidar comdificuldades fossoriais , como córneas arranhadase sujeira nas orelhas. Sabe-se que algumas cobras primitivas possuíam membros posteriores, mas seus ossos pélvicos não tinham uma conexão direta com as vértebras. Estes incluem espécies fósseis como Haasiophis , Pachyrhachis e Eupodophis , que são ligeiramente mais antigas que Najash .
Essa hipótese foi reforçada em 2015 com a descoberta de um fóssil de uma cobra quadrúpede no Brasil, com 113m de idade, que foi batizada de Tetrapodophis amplectus . Ele tem muitas características de cobra, é adaptado para cavar e seu estômago indica que ele estava caçando outros animais. Atualmente é incerto se Tetrapodophis é uma cobra ou outra espécie, na ordem do squamate , já que um corpo semelhante a uma cobra evoluiu independentemente pelo menos 26 vezes. Tetrapodophis não possui características distintas de cobra na espinha e no crânio.
Uma hipótese alternativa, baseada na morfologia , sugere que os ancestrais das cobras eram parentes dos mosassauros – répteis aquáticos extintos do Cretáceo – que, por sua vez, acredita-se que tenham derivado de lagartos varanídeos. De acordo com esta hipótese, acredita-se que as pálpebras transparentes e fundidas das cobras tenham evoluído para combater as condições marinhas (perda de água da córnea por osmose), e as orelhas externas foram perdidas devido ao desuso em um ambiente aquático. Em última análise, isso levou a um animal semelhante às cobras marinhas de hoje . No final do Cretáceo, as cobras recolonizaram a terra e continuaram a se diversificar nas cobras de hoje. Restos fossilizados de cobras são conhecidos de sedimentos marinhos do início do Cretáceo Superior, o que é consistente com esta hipótese; particularmente, porque eles são mais velhos do que o Najash rionegrina terrestre . Estrutura craniana semelhante, membros reduzidos ou ausentes e outras características anatômicas encontradas em mosassauros e cobras levam a uma correlação cladística positiva , embora algumas dessas características sejam compartilhadas com os varanídeos.
fonte wikpedia
#BiólogoHenrique #Biólogo #Serpentes
Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
https://www.youtube.com/channel/UCxSbDOAmDA9xSDd3Numjsmg/join
O canal é apresentado pelo Biólogo Henrique para a divulgação científica, visando traduzir a linguagem científica para que qualquer pessoa possa entender os avanços da ciência, principalmente sobre as ciências biológicas como Zoologia, Botânica, Ecologia e outras
Isso não é novidade, na bíblia já tinha isso escrito à milhares de anos, e à pouco tempo a ciência descobriu?
Gênesis 3:14
Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás tu dentre todos os animais domésticos, e dentre todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida.
Versão Almeida Revista e Atualizada
Genis
É pra falar da cobra não da menina
Pois eu já vi uma cobra com duas patas (braços) que serpenteava no chão com grande velocidade graças as suas duas patas. .
Na própria biblia existe prova que as cobras tinham pernas
*Tenho muita duvida de uma cobra que vi quando eu era pequeno, Eu e meu avó estava chegando da igreja na Bahia quando chegamos em casa. As casas eram de barro na minha época, quando meu avó abriu a porta tinha um monte de cobra voando toda doida dentro de casa elas tinham 8 asas 2 na parte da cabeça 2 no meio do corpo e mais 2 perto do rabo as asas era parecidas com asas de borboleta cento escuro e meio roxa nas pontas.*
O que aconteceu com o Professor?