Como a melanina é afetada nas mutações Ônix e Cobalto – ep 10 – Canários de Cor melânicos clássicos
31 de março de 2022CURSO GRÁTIS – CANÁRIO DE COR + QUIZ + SIMULADOR PARA COLORIR CANÁRIOS
Mutações Topázio e Eumo
Tópicos
– Mutação Ônix
A mutação Onix surgiu na Espanha em 1986, de um casal de negros clássicos, verde intenso x azul, é uma mutação autossomal e codominante em relação à mutação Opalino e à mutação Mogno que conheceremos na próxima aula, n. 11.
Os canários ônix têm como características a modificação da disposição da eumelanina na plumagem, fazendo com que a eumelanina que estava concentrada no centro da pena do clássico se espalhe pela pena e como consequência a tonalidade das estrias e inter-estrias se tornem menos brilhantes e ainda essa disposição realça a envoltura, especialmente nas regiões da nuca, cabeça e dorso. Outras duas características importantes são o efeito fuliginoso sobre toda plumagem e a presença de ligeiras bandas transversais especialmente sobre as remiges e retrizes.
Os canários ônix participam dos concursos nos negros, canelas e ágatas.
– Negro ônix
São os azuis, verdes e cobres afetados pela mutação.
A mutação faz com que a modificação da disposição da eumelanina deixe a tonalidade do desenho menos brilhante, porém o desenho continua idêntico ao clássico nas suas características, largo, paralelo e contínuo. O negro ônix ainda em função do realce da envoltura e da presença do efeito fuliginoso tem o contraste entre o desenho e a cor de fundo menos perceptível. O bico, as patas e as unhas devem ser negros.
O negro ônix que buscamos tem o desenho idêntico ao clássico com a tonalidade negra, com envoltura oxidada onde o efeito fuliginoso esteja uniformemente distribuído, ainda que não tenha feomelanina e que seu bico, suas patas e suas unhas sejam negras.
Devemos evitar os negros ônix que tenham muita feomelanina, desenho fino ou ainda que tenham pouca envoltura e pouca presença do efeito fuliginoso.
– Canela Ônix
São os canelas afetados pela mutação.
A mutação faz com que a modificação na disposição da eumelanina deixe a tonalidade do desenho menos brilhante, porém o desenho continua idêntico ao clássico nas suas características, largo, paralelo e contínuo. O canela ônix ainda em função do realce da envoltura e da presença do efeito fuliginoso tem o contraste entre o desenho e a cor de fundo menos perceptível. O bico, as patas e as unhas devem ser amarronzados.
O canela ônix que buscamos tem o desenho idêntico ao clássico com a tonalidade marrom, com envoltura oxidada onde o efeito fuliginoso esteja uniformemente distribuído, e bico, patas e unhas sejam amarronzados.
Devemos evitar os canelas ônix que tenham desenho fino ou ainda que tenham pouca envoltura e pouca presença do efeito fuliginoso.
-Ágata ônix
São os ágatas afetados pela mutação.
A mutação faz com que a modificação da disposição da eumelanina deixe a tonalidade do desenho cinza escuro, porém o desenho continua idêntico ao clássico nas suas características, numeroso, fino e entrecortado, além das demais características dos clássicos. O ágata ônix, ainda em função do ligeiro realce da envoltura, deixa a tonalidade cinza pálido e acompanhado da presença do efeito fuliginoso tem o contraste entre o desenho e a cor de fundo menos perceptível. O bico, as patas e as unhas devem ser claros.
Devemos evitar os ágatas ônix que tenham desenho largo ou contínuo de tonalidade cinza claro ou ainda que tenham excesso de envoltura e bigodes ausentes.
– Mutação Cobalto
Em 1994, por ocasião do campeonato Alemão, em Ulm, em um quarteto de CB NV, do criador Karl Werner Weber, um dos canários causou grande surpresa, pois a parte de baixo do ventre possuía uma coloração cinza escuro. O criador, Weber, nos anos seguintes, realizou cruzamentos consanguíneos e fixou a mutação Cobalto.
Os canários Cobalto têm como característica a extensão regular e mais intensa da melanina até a extremidade da pena, o que provoca uma cor escura sobre a tonalidade escura de toda plumagem, incluindo o baixo ventre, e torna essa mutação inconfundível.
Os canários Cobalto têm como característica a extensão regular e mais intensa da melanina até a extremidade da pena, o que provoca uma cor escura sobre a tonalidade escura de toda plumagem, incluindo o baixo ventre, e torna essa mutação inconfundível.
QUIZ acesse em – https://formandocriadores.azurewebsites.net/MMPA10AA.aspx
COLORIR CANÁRIOS acesse em – https://formandocriadores.azurewebsites.net/FormandoCor/MMPR01AA.aspx
PRÓXIMA AULA – Mutações Jaspe e Mogno
Manuais de Julgamento – whatsapp 11 98980-8592 em horário comercial.
Curta nosso canal infantil – FOB Filhote – https://www.youtube.com/channel/UCwyHHlEFVPRU6LF33i47Obw
Acompanhe a FOB nas redes sociais
Instagram – https://www.instagram.com/fobbrasil/
Facebook – https://www.facebook.com/fobbrasil/
www.fob.org.br
www.brasileirofob.net.br
www.objo.org.br