Como começar a criar Agapornis, Ep. 8 – quando juntar os casais, qual melhor ninho e outras dicas

0 Por Canal do Youtube (Parceiro)
Como começar a criar Agapornis, Ep. 8 – quando juntar os casais, qual melhor ninho e outras dicas

Grupo Whatsapp sobre criação de aves

Esse vídeo é um oferecimento do APP Criação Pró – o controle de seu plantel na palma da mão.

BAIXE GRÁTIS NA APPLE STORE E GOOGLE PLAY

CONTATO
Facebook – https://www.facebook.com/criacaoproapp
Instagram – https://www.instagram.com/criacaopro95pts/

Agapornis – Reprodução

No vídeo anterior falamos sobre a alimentação e agora vamos entender como funciona a reprodução! Mas antes, se inscreve no nosso canal, deixa seu like e ativa as notificações para ficar por dentro de todas as novidades!

NINHO

Os agapornis se reproduzem em ninhos de caixas de madeira, que devem ter em torno de 20cm x 20cm x 20cm, se utilizado na vertical externamente, ou 30cm de comprimento, 15cm de altura e 15cm de largura se utilizado na horizontal internamente. Uma boa dica é colocar feno misturado com serragem dentro das caixas, para que as fêmeas possam moldar os ninhos. Importante também, se possível, colocar palha de milho ou folha de palmeira no fundo da gaiola para incentivar a fêmea a confeccioná-lo.
A higiene do ninho é muito importante e deve ser mantida. O ideal é que se limpe e desinfete o ninho a cada postura e espere 15 dias para reutilizá-lo. A higienização do ninho pode ser feita com o auxílio de uma espátula para raspar os excessos, depois de colocar de molho na água com hipoclorito de sódio ou outro desinfetante. Com auxílio de uma escova ou esponja lava-se bem, enxagua e deixa secar, de preferência, ao sol. É importante que os ninhos de madeira sequem bem para evitar mofo.
O ninho fica acoplado na gaiola apenas durante a fase reprodutiva, caso contrário corre-se o risco de a fêmea não parar de fazer posturas, o que pode ser prejudicial à ave e afetar tanto sua saúde quanto sua longevidade.

REPRODUÇÃO

Os agapornis, também chamados de love birds, são extremamente amorosos e apegados aos seus parceiros, por isso, diferente dos canários, há maior dificuldade na troca de casais. Nos agapornis a troca exige tempo e há sempre o risco de os casais não se adaptarem bem, por isso é comum ver criadores que mantêm o mesmo casal sempre.
Os agapornis são capazes de se reproduzir o ano todo, por isso assim que completam a maturidade sexual já pode juntar os casais e colocar os ninhos. Para escolher os casais selecione aves em perfeito estado de saúde, geralmente com mais de 1 ano de idade e as coloque juntas. Após formar os casais não precisam mais ser separados, cabendo apenas tirar o ninho fora da época de reprodução. O indicado, geralmente, são duas posturas por casal por ano para manter a saúde das aves e sua longevidade, então após as posturas deve se retirar o ninho da gaiola para evitar que continuem reproduzindo. Algumas espécies criam apenas o máximo de duas posturas naturalmente, como as tarantas.

QUANDO COMEÇAM A REPRODUZIR
Os agapornis atingem a maturidade sexual após um ano, via de regra, porém pode variar por espécie.
Dentro da própria espécie dos Roseicollis, os penas longa maiores, devem aguardar até 1 ano e meio, principalmente as fêmeas, pois podem ter problemas no seu oviduto.
Espécies menores como nigrigenis, lilianes e cana após 10 meses já se encontram maduros para reproduzir. Os tarantas, de um ano e meio a dois para iniciarem a vida reprodutiva.
Alguns agapornis se mantém aptos à reprodução até os dez anos de idade!

Curta nosso canal infantil – FOB Filhote – https://www.youtube.com/channel/UCwyHHlEFVPRU6LF33i47Obw

Manual de Julgamento – adquira o seu pelo whatsapp 11 98980-8592 ou e-mail federacaoob@uol.com.br ou pelo telefone 11 4524-4403, em horário comercial.

Conecte-se conosco!
Instagram – https://www.instagram.com/fobbrasil/
Facebook – https://www.facebook.com/fobbrasil/
www.fob.org.br
www.brasileirofob.net.br
federacaoob@uol.com.br