Como fazer a Muda de Penas
14 de setembro de 2022#avicultura #agro #galinhacaipira A substituição das penas nas aves, chamada de muda de penas, é um processo natural que ocorre em todas as espécies de aves, normalmente uma vez ao ano. Ela se inicia após o termino da temporada de reprodução, que coincide com o início do outono e com a mudança no fotoperíodo, dias mais curtos que a noite.
Em cativeiro o processo de substituição das penas é mais rápido, leva em torno de 8 semanas. As penas vão sendo substituídas de forma gradativa, sem ser percebidas falhas na plumagem, nem excesso de penas no fundo da gaiola, no chão do piquete, baia e terreno.
Durante esse período as necessidades nutricionais das aves são modificadas. Elas necessitam de mais proteínas e energia para a formação de novas penas. Por este motivo é fundamental complementar a dieta das aves com vitaminas e minerais específicos.
Para que a substituição das penas ocorra sem falhas, é fundamental que a alimentação das aves seja balanceada durante todo o ano. Como a produção de novas penas requer muitos nutrientes, as aves diminuem outras atividades para poupar energia. Por este motivo não se reproduzem, param de cantar e diminuem suas atividades de forma geral.
A higiene é fundamental para promover a saúde e bem estar das aves. No período de muda, estes cuidados devem ser mantidos. Limpe a gaiola diariamente, retirando as fezes e sujeira em geral. Os poleiros, comedouros e bebedouros devem ser higienizados.
Problemas comuns durante a muda de penas:
– as penas caem e não são substituídas, o que chamamos de Muda Encruada.
– período muito longo da muda.
– as penas nascem feias e manchadas.
Os problemas citados podem ocorrer por diversos motivos. O principal deles normalmente é a alimentação à base de sementes, rações que não são para a espécies da ave em questão e excesso de milho, já que não possuem vitaminas, minerais e proteínas suficientes para suprir as necessidades da ave, além de gerar problemas hepáticos devido ao excesso de gordura.
Nesta situação a ave utiliza os recursos disponíveis para sobreviver ao invés de investir em penas saudáveis. Existem algumas causas externas que também podem estar relacionadas diretamente a este problema, como os ácaros e alta umidade, por exemplo. A dificuldade no crescimento de novas penas também pode ter fundo psicológico, como a presença de outro animal no mesmo ambiente que estresse muito sua ave.
Outro fator importante é verificar o ambiente onde a ave está sendo mantida para que seja livre de estresse (barulho, presença de outros animais, corrente de vento, etc). Se estes procedimentos não forem suficientes para um bom resultado, recomendamos que a ave seja avaliada por um médico veterinário para que o mesmo verifique se existem parasitas responsáveis ou realize um diagnóstico mais acertado, avaliando a ave in loco.
Agro Mestre Soluções para o Agronegócio
– Extensão Rural
– Assistência Técnica
– Prevenção de Doenças
– Palestras & Acompanhamentos Técnicos
– Melhoramento Genético e Reprodução Assistida
– Assistência Técnica e Genética para Índio Gigante
http://www.facebook.com/AgroMestre
http://www.instagram.com/agro.mestre
http://www.youtube.com/c/AgroMestre
E-mail Comercial: gabriel@agromestre.com.br
WhattsApp (12) 97411-5085 ou clicando no link abaixo.
http://abre.ai/agro-mestre
Agro Mestre – Soluções para o Agronegócio.
Agro Mestre – Soluções para o agronegócio – Palestra | Milho | Galinha | Galo• Índio Gigante • Gado Bovino • Prevenção e manejo de doenças • Visita Técnica • Extensão Rural • Dia de Campo • Assistência Técnica