Como fazer as SEMENTES NASCEREM ao cultivar uma HORTA CASEIRA

5 Por Canal do Youtube (Parceiro)
Como fazer as SEMENTES NASCEREM ao cultivar uma HORTA CASEIRA

Grupo Whatsapp sobre criação de aves

Já tentou ter uma horta a partir de sementes? É a melhor forma de ter vegetais fresquinhos e exclusivos aí na sua casa. Bora aprender alguns truques sobre sementes com a nossa jardineira Carol Costa.

A grande maioria de vegetais de uma horta é produzida a partir de sementes. E, assim como existem sementes de todos os tamanhos, elas germinam em tempos diferentes. No vídeo, Carol mostra quatro espécies diferentes semeadas no mesmo dia e, de cara, já dá pra notar que tem espécies mais apressadinhas e outras um pouco mais preguiçosas. O tamanho da semente pode ser um bom indicador da velocidade de desenvolvimento da planta.

Sementes grandes e macias, como a do feijão-vagem Trepador Xapecó, da série Minhas Plantas Carol Costa, criada pela Isla Sementes, dá uma boa mostra de como uma reserva de energia dentro da “mochila inicial” da planta ajuda na brotação ligeira. Aquele feijãozinho tem tanta energia acumulada que até mesmo, quando a planta já está com uma altura considerável, ela aproveita a dose extra de nutrientes da semente, que é chamado de cotilédone.

A semente da abóbora Mini Jack, também da coleção Minhas Plantas Carol Costa, também é ligeira pra garantir uma brotação rápida, mas fica em segundo lugar em comparação com a do feijão. Notou que a semente da abóbora é grande, mas um pouco mais “magrinha”? Se comparar a semente da abóbora com a da rúcula Folha Larga Michaella, a primeira é gigante perto da sementinha de rúcula. Olha só o tamanico da semente de mostarda Roxa Osaka, então… miudinha, vai precisar de um pouco mais de tempo pra poder despontar.

Uma boa dica pra você garantir que as sementes germinem, é manter o substrato úmido. Como as sementes menores acabam sendo mais lentas, é comum que um jardineiro de primeira viagem (ou seria, “semeagem”?) acabe esquecendo de molhar o berçário ou, pior, acha que a semente ali não vai vingar. Pra garantir, faça uma estufinha usando uma garrafa PET transparente, cortada ao meio, molhe o substrato e feche, como se fosse um terrário improvisado. A umidade fica ali, presa, mas a luz que a mudinha precisa passa pela garrafa transparente.

Outra dica ninja pra sua semente virar broto é na hora de cobrir as crianças com substrato. Quanto menor a semente, menos substrato você coloca por cima dela. No feijão uma quantidade suficiente para cobrir os carocinhos já basta. Numa semente de mostarda, essa quantidade seria quase um soterramento. Pra cobrir sementes minúsculas, “polvilhe” o substrato, quase como quem joga uma pitada de sal na comida. Bora plantar a partir de sementes?

Coleção de sementes Minhas Plantas / Carol Costa, da Isla Sementes: https://www.isla.com.br/