COMO FAZER um TERRÁRIO com flores

14 de setembro de 2022 26 Por Canal do Youtube (Parceiro)



Começar um jardim ou uma horta pode parecer um desafio, principalmente para quem nunca teve experiência em plantio. Mas, cultivar plantas ou alimentos pode ser muito mais simples do que parece, se você seguir algumas dicas de quem já tem experiência.
  1. Plante coisas da estação

Antes de iniciar o plantio, atente às condições da estação e veja quais são as plantas ou alimentos mais apropriados para esta época. Um cultivo bem-sucedido envolve conhecer as sementes e entender o que elas precisam para se desenvolver adequadamente. Lembre-se que cada região tem suas particularidades, então gaste um tempo pesquisando o que melhor se adapta à sua área e quais períodos do ano são os mais indicados para o plantio.
  1. Use substratos de qualidade

Antes de escolher qual substrato você vai comprar, analise quais são os nutrientes que ele possui. Não opte apenas pelo mais barato. As plantas precisam de um solo nutritivo para se desenvolverem, principalmente quando são cultivadas em vasos, caixas ou em qualquer outro recipiente.
  1. Pesquise qual deve ser o manuseio adequado para o seu plantio

Quando falamos em cultivar alimentos, cada um tem suas particularidades. É muito importante conhece-las, para garantir que eles serão produtivos sempre. Portanto, quando escolher o que plantar, veja também quais serão os cuidados no futuro. Por exemplo: cenoura e feijão são sensíveis a perturbações nas raízes, portanto, não devem ser plantadas em vasos e depois transplantadas para outro solo. Já o tomate pode ser cultivado em vasos e depois transportado para espaços maiores.
- Publicidade -
  1. Saiba do que a sua planta gosta

Algumas plantas gostam de passar longos períodos no sol, enquanto outras se desenvolvem melhor à sombra. Os tomates vão muito bem com o sol, mas o alface, agrião, espinafre e muitos outros precisam de uma sombrinha.
  1. Forneça a quantidade certa de água

Assim como o sol, a quantidade de água é determinante para garantir o desenvolvimento das plantas. A maior parte delas não gostam de solo seco, mas nem todas gostam de muita água. A chave para o sucesso é manter uma rela regular. O simples toque na terra já dá para perceber se ela está seca ou úmida. O ideal é mantê-la sempre úmida, mas, lembre-se: pode ser que a sua espécie goste mais de água, por isso, sempre pesquise as condições ideais antes de qualquer decisão.
v
  1. Comece com plantas fáceis de lidar

As ervas são ideais para quem está começando a plantar e ainda não tem experiência em lidar com a terra. Elas se desenvolvem com facilidade, são extremamente úteis e vão te ajudar a ganhar confiança para investir em alimentos que precisam de cuidados mais específicos. Algumas sugestões são: alecrim, manjericão, orégano e cheiro-verde.
  1. Não desanime com os erros

Cultivar alimentos também tem momentos complicados. Nem sempre, mesmo com todos os esforços, as coisas não sairão como planejado. Até mesmo os agricultores experientes são surpreendidos na hora da colheita. Plantar também é um jogo de erros e acertos, até que tudo se acerte. Portanto, não desanime diante de uma experiência ruim. Sempre existe a possibilidade de aprender algo e tentar novamente, até com outras coisas.
  1. Nem tudo é culpa sua

Não ache que quando uma planta morre você é o culpado. Além de fazer parte do ciclo, existem inúmeros fatores que contribuem para o bom desenvolvimento ou morte de uma planta. Nem tudo está sob seu próprio controle.
  1. Troque experiências e converse com outras pessoas

Quem gosta de plantar, normalmente gosta de compartilhar experiências e histórias sobre isso. Aproveite essas oportunidades para aprender e entender melhor como funciona o universo das plantas. Não tenha medo de perguntar. Uma boa dica para quem usa o Facebook é participar do grupo dos Hortelões Urbanos. São mais de 55 mil pessoas de todo o Brasil compartilhando suas experiências e conhecimento.
  1. Aprenda com os seus erros e não tenha medo de falhar

O melhor jeito de aprender é fazendo. Não tenha medo de tentar e nem de pedir ajuda quando necessário. Ao longo do tempo você perceberá que o caminho do conhecimento é cheio de testes e erros, são eles que nos ajudam a aprender e entender melhor como as coisas funcionam. Isso vale para a jardinagem e para a vida.

filhotes golden retriever para comprarProcurando um Golden Retriever?

Estamos há mais 10 anos trabalhando nas melhores matrizes genéticas da raça. Todos nossos cães tem certificação e pedigree e as melhores características da raça. Clique saiba mais.






Conheça a Universidade Minhas Plantas: http://universidademinhasplantas.com.br/

Terrários são estruturas ou um ecossistema fechado, onde plantas se desenvolvem, como num mundo em miniatura. Nossa jardineira Carol Costa mostra, neste vídeo, o passo a passo para você construir o seu mini jardim, que cabe dentro de um vidro!

Para facilitar o processo, a louca das plantas dá a dica perfeita para iniciantes: usar um aquário, desses encontrados em pet shops, para montar seu terrário. Como é praticamente uma caixa sem a parte de cima, fica bem fácil distribuir as plantas, substratos e ajeitar tudo sem dificuldade. Terrários ficam lindos em garrafões e vidros com bocas pequenas mas, quanto menor a abertura, mais difícil é acondicionar as plantas do jeito certo.

As plantas devem ser escolhidas a dedo e, seguir três regras de ouro, para garantir que tudo corra conforme o planejado no seu terrário; lembre-se de que é um ecossistema fechado, e feito para durar muito mais do que algumas poucas semanas.
1 – escolha plantas que gostam de umidade: o vidro ficará fechado mas, não quer dizer que é um deserto lá dentro. O ambiente até pode ficar quentinho, como uma floresta tropical mas, um terrário é um local de alta umidade. Se a planta não gosta de lugares um pouco mais pro molhado do que pro deserto, certamente irá apodrecer e comprometer as outras plantas.
2 – utilize plantas de sombra: é proibido deixar um terrário diretamente no sol, mesmo que por poucas horas. Se você já entrou num carro que ficou alguns minutos sob o sol quente, sabe que a temperatura lá dentro é muito maior do que do lado de fora. O vidro vira uma estufa e, com sol direto, vai cozinhar qualquer coisa que crescer ali. Plantas de sombra precisam só de claridade e, de forma difusa.
3 – use espécies de pequeno porte: não é porque o vidro tá fechado que a planta não cresce. Então, seja esperto e escolha espécies que crescem beeem lentamente, para evitar ter que abrir o terrário uma vez por mês para fazer podas. Até porque, nem essa solução funciona com todas as plantas e, algumas podem ficar bem tristonhas se forem podadas a todo momento.

Um bom terrário possui plantas bem distribuídas, formando uma composição harmoniosa e que tenha pontos interessantes para prender a atenção de quem olha. Além de escolher as espécies certas, vale investir em alguns componentes como pedras bonitas, troncos e areias. Sempre tenha o cuidado de utilizar produtos que não interfiram no ecossistema do seu terrário. Quando usar troncos, prefira adquiri-los em lojas de aquarismo, pois são peças que suportam alta umidade (nada mais úmido do que um lugar onde peixes vivem!). Pedras e areias, devem ser sempre naturais, sem tingimento ou de tipos que possam alterar o pH do substrato.

Mais uma dica da nossa jardineira que tem anos e anos de experiência com terrários: use a volumetria ao seu favor. Crie “montanhas”, distribua as plantas mais altas ao fundo e as menores na frente e, quando à espécies que possuem desenhos como rosetas ou dão flores, deixe-as um pouco inclinadas, para que suas cores e formas possam ser vistas sem precisar olhar o terrário por cima.

Bora colocar plantas num aquário? Assista o vídeo inteiro e verá que até um certo curioso emplumado ficou interessado no terrário…

Materiais/ferramentas
aquário
pedras (por exemplo, ágata ou pedras de rio)
substrato mudas (All Garden)
sacos plásticos transparentes
pulverizador
pincel
palito de churrasco
rolha espetada num palito
musgo-fofão branco
casca de pínus
seringa

Espécies utilizadas e sugeridas:
Chamaedorea Elegans
Calathea makoyana
Ctenanthe burle-marxii
Maranta leuconeura “Erythroneura” (barriga-de-sapo)
Cyclamen persicum (ciclame)
Saintpaulia ionantha (violeta-africana)
Phalaenopsis hybrid (mini-phalaenopsis)
Begonia rex
Begonia elatior
Anthurium andraeanum “Million Flowers” (antúrio “Million”)
samambaias pequenas

Agradecimentos:
Shopping Garden – https://www.instagram.com/shopgarden
All Garden – https://www.instagram.com/allgarden.holambra/
Ven Flor – https://www.instagram.com/venfloroficial/

Universidade Minhas Plantas – http://universidademinhasplantas.com.br/
Loja Minhas Plantas – http://loja.universidademinhasplantas.com.br/