COMO FAZER uma HORTA CASEIRA: passo a passo

14 de setembro de 2022 12 Por Canal do Youtube (Parceiro)



Conheça a Universidade Minhas Plantas: http://universidademinhasplantas.com.br/

2021 chegou e, que tal começar tudo do zero? Nossa jardineira Carol Costa vai pegar na sua mão e ensinar como iniciar uma horta em casa. Vem sem medo porque essa é uma série de vídeos perfeita pra quem tá “começando do comecinho” e, talvez, nunca plantou nadica. Você está no lugar certo, no marco zero da sua jornada jardinística. Bora plantar?

Horta por semente ou mudas? Uma é ótima pra acompanhar, a outra, é mais rápida pra colher. Como a maioria das plantas de horta são anuais, ou seja, duram no máximo, 1 ano, tudo muito rápido.

Cultivar sua horta em casa não é um bicho (ou planta) de sete cabeças. Com algumas dicas, você saberá escolher as espécies certas e garantir uma colheita até mesmo em espaços pequenos. Carol tem o passo a passo mastigadinho pra que seu primeiro contato com as verdinhas tenha sucesso garantido. Anote aí!

1 – Pesquise sobre a planta antes de comprá-la – algumas espécies precisam de certos cuidados e outras topam qualquer parada. Procure conhecer um pouco mais sobre as hortaliças que pretende cultivar.

2 – Priorize espécies tropicais que gostem do clima da sua cidade – assim, você não apanha tentando cultivar algo que é difícil até pra produtores experientes.

3 – Mapeie quantas horas de sol batem onde você deixará sua horta – verifique onde bate a luz solar no espaço definido pra sua horta. Às vezes, um muro, árvore ou prédio pode deixar uma sombra onde deveria ter sol. O mesmo pra dentro de casa: claridade o dia todo não é o mesmo que sol pleno.

4 – Escolha um vaso com pelo menos um palmo de altura – a maioria das plantas de horta precisam de uns 40 cm de substrato. Então, use um vaso com esse tamanho e com furos pra drenagem.

5 – Adapte a camada de drenagem à profundidade do vaso – regrinha simples: quanto mais fundo o vaso, maior a camada de drenagem.

6 – Separe a argila expandida da terra usando uma manta de drenagem – serve um tecido velho ou até mesmo jornal funciona pra separar as pedrinhas do fundo do substrato.

7 – Use menos adubo do que o recomendado na embalagem – uma dosagem menor não vai prejudicar a planta mas, se você exagera na quantidade, será um problema. Menos é mais.

8 – Quanto mais planta num vaso pequeno, menores elas ficam – sem espaço, a planta se adapta e acaba crescendo menos. Manja o bonsai, aquela árvore cultivada num vaso raso? Mais ou menos isso.

9 – Plante no mesmo vaso espécies que serão colhidas em tempos diferentes – s otimizar o espaço você terá mais colheitas, ó que legal!

10 – Colha no tempo certo, não fique “com dó” de comer – você está plantando uma horta, cultivando seu alimento. Se não colher pra consumir, a planta morre e não cumpre seu objetivo.

11 – Faça um ensaio pra saber quantas plantas caberão – planeje pra que todas as espécies tenham espaço no vaso.

12 – Molhe as plantas um ou dois dias antes de mudá-las de vaso – se escolheu replantar as mudinhas, regue um dia antes pra que elas se soltem mais facilmente do vaso.

13 – Solte o torrão de raízes – com jeitinho, solte as raízes da muda com a ponta dos dedos antes de replantá-la.

14 – Reaproveite o substrato das mudas
Misture aquela terrinha que sobrou das mudas replantadas em substrato novo e tá tudo bem!

15 – Ao plantar de sementes, faça um berçário – uma bandeja plástica funciona como uma mini-estufa pra suas sementes se desenvolverem melhor.

16 – Leia as informações da embalagem de sementes – parece óbvio mas, muita gente pula essa etapa. Ali tem informações valiosas!

17 – Semeie 3 pra garantir que ao menos uma dê certo – não arrisque, em cada espacinho do berçário, coloque 3 sementinhas. Cubra com um tico de terra e regue com delicadeza.

18 – Ponha a estufa na claridade e mantenha ela fechada – sem essa de ficar abrindo e fechando, a tendência da estufa é manter a umidade lá dentro. E, não, não faltará ar pras plantas.

19 – Só regue se usar o dedômetro – essa é a regra das regas! Se não conhece a técnica, basta esfregar o substrato com a ponta do indicador. Se o dedo saiu sujo de terra, não precisa regar.

Lista de materiais:
vaso Loft da Vasart – https://www.lojavasart.com.br
tesoura Limmat 710, à venda no Net Shopping Garden – https://www.netshopgarden.com.br
argila expandida, substrato e casca de pínus da All Garden – https://www.instagram.com/allgarden.holambra/
Bokashi da Yes, We Grow! – https://yeswegrow.com.br
manjericão, da Flora Yamamura – https://www.instagram.com/flora.yamamura/
tagetes, à venda no Shopping Flores na Mão – https://www.instagram.com/floresnamaoshopping/
alface Cerbiatta da Isla Sementes – https://www.instagram.com/islasementes/
pulverizador de pressão acumulada da STIHL – https://www.instagram.com/stihloficial/

palhinhas protetoras – https://minhasplantas.com.br/blog/palhinhas-protetoras/

Universidade Minhas Plantas – http://universidademinhasplantas.com.br/
Loja Minhas Plantas – http://loja.universidademinhasplantas.com.br/