Como Fazer uma HORTA Espiral de baixa manutenção | HORTA ORGÂNICA no QUINTAL | SUSTENTABILIDADE
21 de julho de 2022Neste vídeo mostro a construção de uma Horta Espiral, passo-a-passo. Fizemos esta Horta Orgânica no Quintal de casa, sendo está uma das etapas do nosso projeto de passarmos a viver de forma mais SUSTENTÁVEL.
Você sabia que um canteiro espiral biodinâmico te permite aproveitar melhor seu espaço, cultivando uma variedade maior de espécies simultaneamente? E o melhor, com baixa necessidade de manutenção?
Fizemos este canteiro em espiral próximo da entrada da casa para termos fácil acesso enquanto estivermos cozinhando. A escolha deste modelo foi para termos à disposição uma boa variedade de hortaliças e ervas aromáticas.
Muito além de ser apenas um elemento para a decoração do jardim, um canteiro em espiral tem a função de fornecer diversos microclimas simultâneos, conforme a posição de cada planta no canteiro, no alto um solo mais drenado e maior exposição ao sol e conforme descemos em direção a base do canteiro um solo cada vez mais úmido e com maiores períodos de sombra.
Para a estrutura do nosso canteiro, reaproveitamos os tijolos que sobraram da obra da casa. Nossa ideia é reciclar tudo que for possível.
Como moramos no litoral e aqui o solo é areia pura, precisamos trabalhar na formação do solo que queremos cultivar, para o preenchimento do fundo do canteiro utilizamos pedaços de madeiras e bananeira picada para ajudar a reter mais umidade e diminuir a necessidade de regas, além de serem matérias orgânicas que com o tempo irão se decompor e se integrar ao solo. Só nos últimos 20 cm preenchemos com a terra comprada, que já veio adubada organicamente com esterco, carvão e calcário.
Para preservar a vida do nosso solo, pois não queremos que logo esteja compactado e sem nutrientes, vamos aplicar uma técnica da permacultura que consiste na formação de curvas de nível utilizando os troncos da bananeira, assim impedimos que a água da chuva lave o solo escoando os nutrientes, além de cobrir todo o canteiro com folhas secas, formando uma cobertura morta.
Para escolher quais mudas plantar precisamos consideramos vários fatores, um deles é o nosso consumo, afinal, precisamos plantar o que mais consumimos, outro fator bem importante é a disposição conforme os níveis do canteiro e precisamos pensar em criar uma sinergia entre essas plantas de forma que cada uma contribua para o desenvolvimento das demais.
Preciso pensar também na disposição delas no canteiro:
1. SOL PLENO E SOLO SECO
Alecrim
Sálvia
Manjericão
Salsinha
Suculentas – bálsamo e saião
Couve
2. MEIA SOMBRA E SOLO POUCO ÚMIDO
Lavanda
Cebolinha
Catinga de mulata
Manjerona
Babosa
Alface e Rúcula
3. MEIA SOMBRA E SOLO ÚMIDO
Tanchagem
Poejo
Cavalinha
Beijo japonês