Como plantar LÍRIO DA PAZ em VASO e fazer MUDAS

25 de agosto de 2024 6 Por Canal do Youtube (Parceiro)



🟢 Aulões gratuitos do Jardinagem pra Todos:
https://cursosminhasplantas.com.br/lirio

O lírio-da-paz (Spathiphyllum wallisii) é originário da América Central e gosta de sombra, umidade e calor, condições bem fáceis de serem encontradas na maioria das casas brasileiras. Mas, engana-se quem acha que sombra é breu. Em jardinagem, sombra são 2 horinhas de sol fraco – e sem essa luz solar, nada de flores no seu lírio-da-paz. Outro fator importante é a umidade, já que essa planta precisa de muita água. Proteja o lírio-da-paz de vento, que é um vilão cruel que começa a mostrar seu ataque queimando as pontinhas das folhas. Ah, ar condicionado também não é legal, já que toda a umidade do cômodo vai embora, além de trazer o frio que a planta não curte.

Uma das características mais marcantes do lírio-da-paz são suas flores brancas, que surgem em caules mais longos do que a planta, como se fossem uma bandeira – aliás, bandeira-branca é o outro nome popular dessa espécie. Se as flores do seu lírio-da-paz nascem mas continuam verdes em vez de brancas, é sinal de falta de luz solar. Passe a planta aos poucos pra um local onde bata o sol da manhã ou do finzinho da tarde. Essa transição lenta, chamada rustificação, fará com que seu lírio-da-paz dê flores brancas em algum tempo. Aliás, aquilo que chamamos de flor é uma bráctea, uma folha modificada.

Pra reproduzir seu lírio-da-paz, a melhor forma é por divisão de touceira. Retire a planta do vaso e, separe gentilmente as raízes do torrão. Replante cada touceira num vaso com substrato pra mudas misturado com vermiculita, um mineral que ajuda a manter a umidade. Se está separando uma planta mais velha, é um ótimo momento pra adubar e dar mais espaço pra planta crescer mais ainda. Uma boa sugestão é usar Bokashi, tanto o líquido quanto o farelado, que é um adubo bem completo, rico em macro e micronutrientes.

No vídeo, a jardineira Carol Costa, a louca das plantas, aproveita as touceiras pra replantá-las num arranjo com Anthurium clarinervium e fitônia (Fittonia albivenis). Na hora de regar, use a regra do dedômetro: toque o substrato com a pontinha do dedo, se sair sujo, deixe pra regar amanhã! E, pra adubar, é só usar o Bokashi, uma vez por mês, e, pra não errar, sempre usando uma dose um pouquinho menor do que está escrito na instrução da embalagem.

👉🏻 Entre pras aulas do meu novo curso gratuito:
https://cursosminhasplantas.com.br/lirio