Como PLANTAR MANJERICÃO em VASO e cuidar pra ter SEMENTES

22 de outubro de 2023 5 Por Canal do Youtube (Parceiro)



Inscreva-se no Minha Horta, curso gratuito de jardinagem que vai rolar nos dias 7 e 8 de novembro:
https://cursosminhasplantas.com.br/minhahorta-ytppl3

Com seu aroma inconfundível, o manjericão é uma erva bastante utilizada na culinária: o que seria da pizza marguerita e do molho pesto sem ele? Neste vídeo, nossa jardineira Carol Costa mostra como ter manjericão pra sempre na sua horta.

Quem cultiva manjericão faz isso pra colher suas folhas e usá-las em receitas. Existe até a dica de cortar as hastes florais pra que a planta concentre todo aroma e sabor nas folhas. Só que manter as flores traz dois benefícios: atrai abelhas, esses serezinhos tão necessários pra polinização e, garantirá sementes de manjericão pra você.

Assim que são polinizadas por abelhinhas, as flores começam a secar na haste, de baixo para cima. Quando a haste estiver com todas as flores bem secas, é hora da colheita das sementes. Corte esta haste com cuidado e, debulhe-as, como Carol mostra no vídeo. Faça isso sobre uma folha de papel branca, pra enxergar melhor as diminutas sementinhas. Use algo duro, como um copo, pra rolar por cima das palhinhas e separá-las da sementes.

Pra ter vários novos brotinhos, faça um berçário pra semear as sementinhas colhidas do seu manjericão. Mantenha o substrato úmido – vale fazer uma estufinha, pra facilitar sua vida e garantir a umidade necessária pras sementes germinarem. Assim que as mudinhas tiverem seis folhinhas, é hora de plantá-las no vaso definitivo.

Que tal garantir uma parte das sementes pra distribuir pros amigos ou plantá-las no futuro? O truque pra guardar as sementes é fazer um envelope de papel-toalha, pra que a umidade possa sair. Isso não acontece se você usa um saquinho de plástico: a umidade fica ali e acaba apodrecendo as sementes. Não se esqueça de anotar a data da colheita, porque sementes possuem validade e, no caso do manjericão, o tempo máximo pra armazená-las é de seis meses.

Inscreva-se no Minha Horta, o curso com duas aulas gratuitas com a nossa professora jardineira Carol Costa e que acontecerá nos dias 7 e 8 de novembro.
https://cursosminhasplantas.com.br/minhahorta-ytppl3