COMO PODAR uma ÁRVORE para SALVAR a PLANTA

23 de março de 2025 1 Por Canal do Youtube (Parceiro)



► *Você encontra todos os produtos STIHL deste vídeo no e-commerce da STIHL, compre com desconto e frete grátis usando o cupom CAROLCOSTA em https://loja.stihl.com.br. Consulte a disponibilidade em seu estado.*

Ventos e chuva forte são os motivos comuns que podem derrubar galhos, isso acontece na natureza. Mas, um dos grandes vilões, são podas mal feitas – essas, sim, podem comprometer a árvore inteira. Bora ver como ajudar a árvore? Nossa jardineira Carol Costa mostra pra você.

A ventania da última semana acabou derrubando alguns galhos de um _Pandanus_ que cresce no quintal da professora jardineira. Pra garantir que a planta continue crescendo bem, uma poda será feita com as ferramentas certas: uma motosserra a bateria MSA 200 C-B, e, pro acabamento, a mini motosserra a bateria GTA 26, chamada carinhosamente de “Marieta” pela Carol. O extensor pra GAT 26 alcançará os ramos mais altos. Todas as ferramentas são da STIHL (@stihloficial).

Quando as podas dos galhos são feitas, é bom evitar deixar “tocos”. O ângulo do corte é um ponto de atenção: evite deixar locais que acumulem água. Ao cortar, faça um ângulo em bisel (ó, que palavra chique!) pra que a água escorra facilmente, como Carol mostra no vídeo.

Dicas: pode aos poucos, pra analisar o que é preciso ser removido. Antes de cortar o galho, faça um corte menor embaixo, assim, o peso da parte removida não lascará o que fica na árvore. Pra ajudar na cicatrização e evitar que o corte seja porta de entrada pra doenças fúngicas e bacterianas, uma pasta cicatrizante pode ser usada. A receita não tem quantidade definida: misture vaselina em pasta, própolis e canela em pó. Espalhe a mistura nas áreas cortadas da planta.

Terminou a adubação? Não se esqueça de caprichar nas regas e na adubação, pra sua amiga verde ter energia e se recuperar rapidinho.