Como POLINIZAR FLOR de ORQUÍDEA

0 Por Canal do Youtube (Parceiro)
Como POLINIZAR FLOR de ORQUÍDEA

Grupo Whatsapp sobre criação de aves

Aprenda sobre orquídeas comigo de um jeito fácil, intuitivo, orgânico e divertido.

👉🏻 Entre no grupo VIP da super promoção do curso Orquídea sem Frescura: https://cursosminhasplantas.com.br/grupoVIPyt

Quanto tempo duram as flores de uma orquídea? Dependendo da espécie, a flor pode permanecer bonita na planta de alguns dias a vários meses. Dá até pra arriscar dizer que dentre as plantas ornamentais, as orquídeas são as que permanecem floridas por mais tempo. Bom pra nós que amamos orquídeas!

A flor da orquídea é uma estrutura complexa e fascinante, adaptada pela natureza pra resistir bravamente. Ela é composta por sépalas e pétalas, muitas vezes coloridas e de formas variadas, quase sempre com um design feito sob medida pra atrair polinizadores específicos, como algumas espécies de abelhas e mariposas.

No centro da flor da orquídea, há os órgãos reprodutivos principais: o pistilo (com o estigma, estilo e ovário) e os estames (com as anteras, onde o pólen é produzido). Nem sempre se encontra o polinizador específico pra uma determinada espécie de orquídea no local em que ela está plantada, por isso, o ser humano pode dar uma forcinha através da polinização artificial (oi, flor da baunilha!).

Após a fertilização dos óvulos, ocorre a formação de sementes dentro do ovário, que se desenvolvem para formar novas plantas. Dá pra notar bem como a cápsula da semente começa a se desenvolver a partir de uma parte da flor.

No vídeo, nossa jardineira Carol Costa mostra como polinizar a orquídea Phalaenopsis, sendo possível ver a mudança que ocorre na planta quando os óvulos são fertilizados. No entanto, Carol alerta que fazer esse procedimento não significa que a orquídea ‘grávida’ dará sementes capazes de se desenvolver. Isso porque as sementinhas de orquídeas, apesar de bem numerosas, são muito sensíveis e raramente acabam vingando. A melhor maneira de reproduzir orquídeas fora de laboratório é por divisão de touceira. No Curso Orquídeas sem Frescura, Carol mostra essa técnica em várias espécies de orquídeas.