Como RECUPERAR PEPERÔMIA pendente e PLANTAR muda EM VASO

9 de julho de 2023 8 Por Canal do Youtube (Parceiro)



Um vaso de planta pendente, como a peperômia, causa um impacto em qualquer fã de verdinhas. Só que a gente quer um efeito “uau”, não um “oh”… se a sua planta pendente está tristinha e pedindo ajuda, você tá no lugar certo: nossa jardineira Carol Costa mostra como recuperar uma peperômia (e o truque vale pra jiboia, filodendro, samambaia…).

Um vilão silencioso que acaba fazendo sua planta pendente sofrer aos pouquinhos é a falta de luz solar. E, o gancho pode ser o culpado! Quando a gente compra uma planta, é normal aproveitarmos a mesma cuia e o gancho usado pelo produtor. A diferença é que numa estufa, a quantidade de sol acaba vindo “de cima” e a planta recebe luz o suficiente, independente da altura do gancho. Já na nossa casa, um gancho muito curto pode colocar o vaso numa altura que não permite a planta “ver” a janela. Sempre vale a pena usar uma corrente ou cabo de aço (também conhecido como “hanger”) num comprimento maior, garantindo que a planta fique próxima da janela e na altura correta.

Se a planta já está há um tempo na sua casa e apresenta galhos pelados, mirrados e folhas amareladas, veja se é preciso oferecer mais luz solar pra verdinha – gancho com correntes mais longas. Pra recuperar a planta, vai precisar se desapegar e cortar os galhinhos pra fazer novas mudas. Deixe o vaso de um dia pro outro num balde com água, se o substrato estiver ressecado e, desplante a planta. Corte os segmentos dos galhos como Carol mostra no vídeo e separe pra replantar. Essa é a hora de arejar o substrato e também acrescentar um pouco de adubo (oi, Bokashi!) e matéria orgânica como gravetinhos e folhas secas.

Pra replantar as estacas, deite os galinhos com as raízes no substrato. Onde existe um nó que tinha folha, a planta cria uma nova raiz quando está em contato com o substrato. Use um pedacinho de galho dobrado ou mesmo um grampo de cabelo pra manter a planta na posição com o máximo de contato na região que deve crescer a raiz e cubra com um pouco de substrato.

Agora é esperar a mágica do verde acontecer e ficar sempre de olho pra ver se a planta está recebendo luz, água e, principalmente, paciência, na quantidade certa. Em algum tempo, você terá um vaso com uma planta pendente feliz. Essas dicas servem pra jiboias, filodendros e até mesmo samambaias – pra essa última, ao invés dos galinhos, são os rizomas, aquelas partes peludinhas da samambaia, que devem ser replantadas.