COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA – APRENDENDO COM AS MONTANHAS 11
20 de julho de 2022Neste momento em que os ânimos estão acirrados, a força bruta parece imperar sobre o diálogo e o bom senso, o Aprendendo Com As Montanhas escolheu conversar sobre Comunicação Não Violenta.
Nenhum dos 4 é especialista mas todos temos uma vida pautada pela busca do caminho do coração. Espero que curtam, comentem e nos instiguem com suas opiniões.
No vídeo prometi colocar os 4 pontos a serem considerados numa prática de comunicação não violenta que aprendi no livro de Marshal Rosenberg.
Para chegar ao mútuo desejo de nos entregarmos de coração, concentramos a luz da consciência em quatro áreas, às quais nos referiremos como os quatro componentes do modelo da CNV.
Os quatro componentes da CNV:
1. observação;
2. sentimento;
3. necessidades;
4. pedido.
Primeiramente, observamos o que está de fato acontecendo numa situação: o que estamos vendo os outros dizerem ou fazerem que é enriquecedor ou não para nossa vida? O truque é ser capaz de articular essa observação sem fazer nenhum julgamento ou avaliação — mas simplesmente dizer o que nos agrada ou não naquilo que as pessoas estão fazendo. Em seguida, identificamos como nos sentimos ao observar aquela ação: magoados, assustados, alegres, divertidos, irritados etc. Em terceiro lugar, reconhecemos quais de nossas necessidades estão ligadas aos sentimentos que identificamos aí. Temos consciência desses três componentes quando usamos a CNV para expressar clara e honestamente como estamos.
Brene Brown – O Poder da Vulnerabilidade
https://www.youtube.com/watch?v=hJSgkZ52wOg