Criação de Aves em Ambiente Domésticos, Ep. 17 – conhece a história do periquito australiano?

0 Por Canal do Youtube (Parceiro)
Criação de Aves em Ambiente Domésticos, Ep. 17 – conhece a história do periquito australiano?

Grupo Whatsapp sobre criação de aves

Esse vídeo é um oferecimento do APP Criação Pró – o controle de seu plantel na palma da mão.

BAIXE GRÁTIS NA APPLE STORE E GOOGLE PLAY

CONTATO
Facebook – https://www.facebook.com/criacaoproapp
Instagram – https://www.instagram.com/criacaopro95pts/

Vamos para o último segmento da nossa série de vídeos para iniciantes: os periquitos ondulados australianos, ou, como chamamos por aqui, os POAs. Mas antes de começarmos, já sabe né?
Se inscreve aqui no canal para não perder os nossos vídeos semanais!

ORIGEM

O periquito australiano é uma pequena espécie de ave psitaciforme que se alimenta de sementes. Vivem em grandes bandos emitindo vários sons quando voam ou pousados em árvores ou outras superfícies. Em 1840, John Gould, um ornitólogo e naturalista inglês, levou alguns exemplares à Europa. Gould nomeou a espécie como Melopsittacus undulattus, sendo o gênero Melopsittacus, que vem do grego e significa “papagaio melodioso”, e a espécie undulattus, que vem do latim, e pode ser traduzido como “ondulado”. Na Inglaterra foram desenvolvidos geneticamente e fixadas várias mutações. O padrão internacional para concurso foi estabelecido pelos ingleses e é seguido pelos demais países até hoje.

ESCOLHA DAS AVES

Adquira periquitos sadios, de criadores experientes, legalizados ou lojas que possuam um plantel de qualidade.
Forme poucos casais e escolha as mutações mais fáceis de trabalhar, como as normais, opalinos e lutinos.
Quando dominar a criação e estiver confiante no manejo, introduza novas mutações. Antes de juntar novos periquitos ao plantel deixe-os em quarentena para evitar que transmitam possíveis doenças. Isso é um cuidado essencial, pois se a ave estiver doente e a quarentena não for efetuada, pode até dizimar um plantel inteiro.
Iniciar com certo conhecimento evita a perda de tempo e dinheiro, portanto estude a espécie e as técnicas de manejo com criadores mais experientes. Cada criador adota insumos e condutas diferentes na criação, então visite criadores, observe a qualidade de seus periquitos e a forma que conduzem o hobby. Agregando esse conhecimento, decida pelo tipo de insumo que deseja usar e estruture o seu criadouro.

CRIADOURO

O criadouro, local onde os periquitos irão morar, deve ser calmo, com boa iluminação e ventilação, com telas nas janelas para evitar invasores e fuga de periquitos. Mas cuidado com as correntes de ar, elas podem provocar problemas respiratórios nas aves. Se o seu objetivo é a procriação deve ter espaço para as gaiolas de criação, para as voadeiras e para manipular alimentos e outras tarefas. Temos um vídeo aqui no canal que mostra como deve ser mantida a higiene de um criadouro, ponto essencial para o bem estar de suas aves. Para assisti-lo, é só clicar no vídeo que aparece aqui na tela.

GAIOLAS E ACESSÓRIOS

As gaiolas utilizadas para a criação devem ter 70 cm de largura, 32 cm de profundidade e 42 cm de altura, com grade de fundo e uma bandeja que deve forrar com papel. A grade evita o contato do periquito com as fezes.
As gaiolas podem ser penduradas na parede ou instaladas em carrinho com rodas, vai da preferência de cada um.
Quando não estão criando, os periquitos são transferidos para gaiolas maiores chamadas de voadeiras que possuem os mesmos recursos das gaiolas de criação. Tanto nas gaiolas de criação quanto nas voadeiras, são utilizados acessórios como poleiros, comedouros, bebedouros, porta farinhada, porta frutas e verduras. Os poleiros normalmente acompanham as gaiolas e voadeiras, mas os demais acessórios devem ser adquiridos. Existem diversos modelos e marcas, escolha os de sua preferência e adquira em qualquer loja especializada no setor pet. A padronização de gaiolas, voadeiras e acessórios facilita o dia a dia na criação.

No próximo vídeo vamos continuar nossa série para você que quer iniciar uma criação de POA, falando um pouco mais sobre o manejo dessa espécie.

Para ficar por dentro, se inscreve aqui no nosso canal! Aproveita e dá um like nesse vídeo, compartilha quantas vezes quiser e vem com a gente nesse voo!

Curta nosso canal infantil – FOB Filhote – https://www.youtube.com/channel/UCwyHHlEFVPRU6LF33i47Obw

Manual de Julgamento – adquira o seu pelo whatsapp 11 98980-8592 ou e-mail federacaoob@uol.com.br ou pelo telefone 11 4524-4403, em horário comercial.

Conecte-se conosco!
Instagram – https://www.instagram.com/fobbrasil/
Facebook – https://www.facebook.com/fobbrasil/
www.fob.org.br
www.brasileirofob.net.br
federacaoob@uol.com.br