Criação de Canários Domésticos, Ep. 11 – como formar casais, quando colocar o ninho e mais
6 de abril de 2022Esse vídeo é um oferecimento do APP Criação Pró – o controle de seu plantel na palma da mão.
BAIXE GRÁTIS NA APPLE STORE E GOOGLE PLAY
CONTATO
Facebook – https://www.facebook.com/criacaoproapp
Instagram – https://www.instagram.com/criacaopro95pts/
Hoje vamos dar continuidade à nossa série de vídeos para iniciantes falando um pouquinho sobre a reprodução dos canários!
IDADE
Geralmente, a partir dos 10 meses de idade os canários já estão aptos para o acasalamento. Com o tempo e a experiência adquirida, fica mais fácil de identificar esse momento exato: o macho fica cantando alto e a fêmea rasgando papel e procurando lugares na gaiola para se aninhar. Mas antes de colocá-los para reproduzir, é importante termos o ninho preparado.
NINHO
O ninho mais comum para os canários vai dentro da gaiola, tem formato de cesta. Você encontra para comprar em lojas do setor PET com facilidade. O tamanho varia de acordo com o canário que você vai criar. Alguns canários de porte, por exemplo, tem tamanho grande, diferente dos canários de cor ou de canto. Para a confecção do ninho, o material mais usado pelos criadores é a juta, que também é encontrada facilmente. O ninho deverá ser colocado na gaiola quando o casal der sinais que está entrando no período reprodutivo, normalmente a partir de Agosto. Quando o casal entra em muda de penas, aproximadamente em janeiro, o ninho poderá ser retirado.
HIGIENE
Quanto à limpeza: a fêmea costuma limpar o ninho até aproximadamente o 10° dia de vida dos filhotes. Depois disso, os filhotes começam a defecar na borda do ninho. A frequência de limpeza vai depender do número de filhotes, mas o ideal seria a cada 2 dias limpar as fezes ao redor do ninho e entre posturas tirar da gaiola e lavar o ninho todo deixando de molho em solução de cloro.
REPRODUÇÃO
O período de reprodução dos canários é entre julho e dezembro, então quando chegar essa época do ano, você já pode começar a juntar os casais. A escolha dos casais para reprodução é feita pensando em aprimoramento genético e concursos, portanto use as bases técnicas e padrão indicado pelos Manuais de Julgamento do segmento que escolher, tem de Canários de Canto, Canários de Porte e Canários de Cor, pode pedir o seu pelo whatsapp 11 9898-08592.
Os machos e as fêmeas deverão ser colocados em gaiolas de cria, separados por uma grade divisória central para um período de adaptação do casal, para se conhecerem. Nesse momento é indicado fornecer às fêmeas o ninho e fios de juta para que possam ‘bicar’ e confeccionar o ninho. A juta pode ser desfiada ou em pedaços de 5cm x 5cm presos com um pregador na gaiola. Quando os pássaros começarem a trocar comida através da grade e a fêmea a confeccionar o ninho, pode remover a grade divisória.
A fêmea bota entre três e quatro ovos por chocada e os pais podem se revezar para chocar os ovos, que levam, em geral, 13 dias para incubação. Há quem deixe os canários acasalando até o período de muda de penas, que é em janeiro, e há quem separe os casais após 3 ou 4 posturas, não existe certo ou errado, vai do manejo individual de cada um.
ALIMENTAÇÃO
Uma dica importante é adaptar a alimentação dos canários na época de reprodução. Eles continuam com sua alimentação normal com base de grãos ou extrusada, mas nesse período a farinhada disponibilizada deverá ter um teor maior de proteínas. Encontramos essas farinhadas específicas em lojas especializadas do setor PET.
Para saber mais sobre a criação de canários, fique ligado aqui no nosso canal! Da um like nesse vídeo, se inscreva no nosso canal e compartilhe quantas vezes quiser!
Curta nosso canal infantil – FOB Filhote – https://www.youtube.com/channel/UCwyHHlEFVPRU6LF33i47Obw
Manual de Julgamento – adquira o seu pelo whatsapp 11 98980-8592 ou e-mail federacaoob@uol.com.br ou pelo telefone 11 4524-4403, em horário comercial.
Conecte-se conosco!
Instagram – https://www.instagram.com/fobbrasil/
Facebook – https://www.facebook.com/fobbrasil/
www.fob.org.br
www.brasileirofob.net.br
federacaoob@uol.com.br