Criação de Canários Domésticos, Ep. 12 – quando usar ama seca, quando separar os filhotes e mais

6 de abril de 2022 0 Por Canal do Youtube (Parceiro)



Esse vídeo é um oferecimento do APP Criação Pró – o controle de seu plantel na palma da mão.

BAIXE GRÁTIS NA APPLE STORE E GOOGLE PLAY

CONTATO
Facebook – https://www.facebook.com/criacaoproapp
Instagram – https://www.instagram.com/criacaopro95pts/

Nos vídeos anteriores já vimos como funciona a reprodução dos canários, agora vamos ver o que vem depois!

AMAS SECAS

Aqui há uma divergência importante entre canários de cor, canários de porte e canários de canto. Sabemos que as amas secas tem o papel de criar o filhote quando os pais não o fazem, certo?
Uma boa forma de observar se é o caso do seu casal, é ver se os pais estão alimentando bem os filhotes, ou mesmo se a fêmea passa a maior parte do dia no ninho chocando os avos. Se não estiver, pode ser o caso de usar uma ama seca. Essa saída pode ser utilizada seja com os ovos ou com os filhotes já nascidos. Há quem utilize as amas, também, como estratégia para tirar mais filhotes: coloca os filhotes para serem criados por uma ama liberando o casal para reproduzir novamente mais cedo.

Canários de Cor
No caso dos canários de cor, não é muito comum precisarem de amas, geralmente são bons pais. Se for o caso, o indicado é utilizar canários mesmo como amas. Se observar que há canários que criam muito bem, é importante identificá-los para o caso de precisar usá-los como amas secas.

Canários de Porte
No caso dos canários de porte é muito comum precisarem de amas secas. Tem raças de canários de porte que são conhecidos por não serem bons pais, então é importante ficar atento a isso quando forem se reproduzir. No caso dos canários de porte, também se recomenda usar canários como amas. Devem ser canários bons tratadores, não importando a raça ou a cor, mas sim se são bons nesse quesito.

Canários de Canto
Já no caso dos canários de canto clássico, o uso de amas não é recomendado. Há estudos que sugerem que o filhote acaba copiando a forma de cantar das amas, e para o campeonato de canto clássico isso pode ser muito ruim. Como no canto clássico o que é avaliado é justamente a voz, a dicção, o timbre, a qualidade do canto em si, é muito importante que ele aprenda o canto com os pais para conseguir explorar todo seu potencial genético.
Já no canto livre, o uso de amas é possível! Geralmente criam bem, mas se houver a necessidade, pode colocar os canários com as amas. Inclusive os Timbrados Espanhois são excelentes pais e dariam excelentes amas também. Como no canto livre o que conta é a resistência do pássaro, ou seja, por quanto tempo ele canta, não importando muito a qualidade do canto, as amas não atrapalham no treinamento.

FILHOTES

A alimentação dos filhotes é feita pelos pais, portanto tem que se atentar a isso ao disponibilizar a comida quando o casal estiver com filhotes, pois além de se alimentarem, terão que alimentar, também, suas crias. A papinha é uma alimentação que foi elaborada para ser administrada pelo criador. Ela pode ser utilizada como forma de complementar a alimentação, mas, nos canários, ela nunca vai substituir a alimentação dos pais, por isso a importância das amas secas no caso de pais que não sejam bons tratadores. Quando conseguir se alimentar por conta própria, geralmente após 35 dias de nascido, o filhote já pode ser separado dos pais. Deve ser colocado em gaiolas grandes, tipo voadeiras, para desenvolver melhor a musculatura. Forneça mais comida nessa fase que é uma das mais críticas da criação para evitar brigas pela disputa por alimento.

Para saber mais sobre a criação de canários, fique ligado aqui no nosso canal! Da um like nesse vídeo, se inscreva no nosso canal e compartilhe quantas vezes quiser!

Curta nosso canal infantil – FOB Filhote – https://www.youtube.com/channel/UCwyHHlEFVPRU6LF33i47Obw

Manual de Julgamento – adquira o seu pelo whatsapp 11 98980-8592 ou e-mail federacaoob@uol.com.br ou pelo telefone 11 4524-4403, em horário comercial.

Conecte-se conosco!
Instagram – https://www.instagram.com/fobbrasil/
Facebook – https://www.facebook.com/fobbrasil/
www.fob.org.br
www.brasileirofob.net.br
federacaoob@uol.com.br