Criação de Periquito Australiano, Ep.19 – dicas sobre criação de filhotes e concursos
6 de abril de 2022Esse vídeo é um oferecimento do APP Criação Pró – o controle de seu plantel na palma da mão.
BAIXE GRÁTIS NA APPLE STORE E GOOGLE PLAY
CONTATO
Facebook – https://www.facebook.com/criacaoproapp
Instagram – https://www.instagram.com/criacaopro95pts/
Hoje vamos continuar nossa série de vídeos para você que quer iniciar uma criação de periquitos ondulados australianos, ou POAs. Mas antes de continuarmos, deixa um like aqui nesse vídeo e se inscreve no nosso canal para ficar por dentro de tudo!
FILHOTES
Primeiro é importante estar preparado para a quantidade de filhotes esperada: as fêmeas dão em média 6 filhotes por postura, e é comum deixá-las realizar até 3 posturas por ano. Normalmente demora 18 dias para o filhote nascer, o que chamamos de período de incubação. Nesse período é conveniente que o ambiente seja tranquilo e que o manejo da gaiola seja rápido.
Ovoscopia – Durante a incubação pode-se fazer o diagnóstico da fertilidade dos ovos a partir do 5º ou 6º dia, examinando-os por transparência através de um foco de luz e comprovando a existência do complexo embrionário.
Depois de nascidos, os filhotes continuam na gaiola e no ninho com os pais durante, aproximadamente, 30 dias. A separação dos filhotes deve ocorrer entre 30 e 35 dias depois de nascidos.
Para saber quando é seguro tirar os filhotes, é preciso observar sua alimentação, no momento que o criador perceber que estão comendo sozinhos poderão ser transferidos para uma gaiola berçário e posteriormente para uma voadeira.
ANILHAMENTO
As anilhas são feitas pela FOB e adquiridas pelo criador através do Clube Ornitológico ao qual é filiado. Uma anilha é como um documento de identificação do pássaro, traz gravada o ano de criação, o código do clube, os números do criador e do periquito. São colocadas nos periquitos em torno do 8º dia de vida. Se precisar de auxílio, um criador experiente com certeza poderá auxiliá-lo! Ou você pode assistir ao nosso vídeo sobre anilhamento aqui no canal.
Como anilhar = https://youtu.be/RmaGZ-skVMk
CONCURSOS
Os periquitos ondulados australianos podem concorrer em concursos em cinco categorias: filhotes macho, filhotes fêmea, qualquer idade macho, qualquer idade fêmea e quarteto, que são 4 filhotes o mais parecidos possível.
O primeiro passo, então, é selecionar as aves que você gostaria de levar para o concurso e em seguida começar a prepará-las. O preparo para concursos muda muito de criador para criador, não há certo e errado. Alguns criadores iniciam cuidados específicos com as aves em torno de 45 dias antes do concurso, como banhos semanais por exemplo. Nesse período é importante, também, acostumar as aves à gaiola de concurso. Nesse quesito tem duas práticas que são as mais comuns dentre os criadores, mas, de novo, isso é muito particular de cada criador. Há quem individualize os filhotes já em gaiolas similares ou idênticas às dos concursos 45 dias antes; e há quem coloque algumas aves dentro de uma voadeira com uma gaiola de concurso dentro e alguma comida bem atrativa, dessa forma os pássaros entram por conta própria nas gaiolas de concursos aos poucos e, assim, ficam familiarizados.
Ainda restou alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários!
Para ficar por dentro, se inscreve aqui no nosso canal! Aproveita e dá um like nesse vídeo, compartilha quantas vezes quiser e vem com a gente nesse voo!
Curta nosso canal infantil – FOB Filhote – https://www.youtube.com/channel/UCwyHHlEFVPRU6LF33i47Obw
Manual de Julgamento – adquira o seu pelo whatsapp 11 98980-8592 ou e-mail federacaoob@uol.com.br ou pelo telefone 11 4524-4403, em horário comercial.
Conecte-se conosco!
Instagram – https://www.instagram.com/fobbrasil/
Facebook – https://www.facebook.com/fobbrasil/
www.fob.org.br
www.brasileirofob.net.br
federacaoob@uol.com.br