Criança de 3 anos Sobreviveu a Mordida da Cobra Dugita mortal na Austrália | Biólogo Henrique
17 de abril de 2024Cobra venenosa pica Lucia Carna, de três anos, alertando sobre aula de primeiros socorros
A mãe de uma menina de três anos picada por uma cobra venenosa enquanto brincava em casa incentiva as pessoas a aprenderem primeiros socorros, o que salvou a vida de sua filha.
Pontos chave:
Lucia Carna, de três anos, foi mordida por uma dugita enquanto brincava em casa
Os médicos dizem que os primeiros socorros dados a ela por sua avó foram cruciais
Sua mãe agora está encorajando todas as pessoas a aprenderem primeiros socorros
Lucia Carna estava jogando bola com o irmão e a avó na quinta-feira da semana passada quando foi picada pela cobra venenosa, que se acredita ser uma dugita.
Lucia sem saber pisou na cobra depois que ela emergiu de um canteiro de jardim em um pátio no complexo de unidades de sua avó em Mandurah.
Sua avó Jill manteve Lucia quieta e envolveu suas pernas com ataduras até que uma ambulância chegou e a levou para o Hospital Geral de Rockingham.
A mãe de Lúcia, Holly, disse que foi aquele tratamento rápido de primeiros socorros que manteve sua filha em boa forma.
“O que nos disseram no hospital foi que as ações de mamãe imediatamente depois fizeram uma enorme diferença”, disse ela.
“Quando veio aquele telefonema, que você nunca quer atender, que seu filho, algo aconteceu … meu pensamento foi ‘mamãe pode cuidar disso’.”
A Sra. Carna disse que embora ela mesma estivesse ciente dos perigos das cobras crescendo em uma fazenda, ela não esperava vê-las no subúrbio.
“Se isso pode acontecer aqui, pode realmente acontecer em qualquer lugar”, disse ela.
fonte: ABC jornal
o caso aconteceu em 2020
O dugite ( / dj u ɡ aɪ t / ; Pseudonaja affinis ) é uma espécie de venenosa , potencialmente letal, cobra nativa de Western Australia , um membro da família Elapidae .
Sinal de alerta para cobras dugitas nas dunas costeiras perto da praia de Swanbourne em Swanbourne, Austrália Ocidental
O nome local de Nyungar para o dugito é dobitj .
A dugita é uma cobra venenosa, considerada perigosa. É de cor cinza, verde ou marrom. As cores variam amplamente entre os indivíduos e não são um meio confiável de identificar as espécies. Escamas pretas podem ser espalhadas pelo corpo; suas escamas são relativamente grandes com uma aparência semibrilhante. A característica mais marcante é a cabeça que pode ser bastante pequena e indistinta do pescoço. O corpo de uma dugita é longo e delgado em construção e pode crescer até 2 m (6 pés 7 pol.) De comprimento total (incluindo a cauda), mas o tamanho típico é de cerca de 1,5 m.
P. affinis é encontrada nas partes do sul da Austrália Ocidental e em partes costeiras remotas do oeste da Austrália do Sul .
A dugita aumentou em população desde a abertura de seus habitats naturais e introdução do rato doméstico devido ao rato ser a principal fonte de alimento para ele. Na área metropolitana de Perth, a dugita é uma das cobras mais comuns encontradas ao lado de edifícios. Em áreas de população humana, a cobra se abrigará temporariamente sob lajes de concreto, lonas de fibra, zinco para telhados e outros, embora em habitats mais naturais, ela se abrigará sob rochas e em cupinzeiros abandonados. Ele também toca durante o inverno.
Na natureza, os dugitos podem estar se abrigando sob troncos ou rochas. Quando perturbados, eles são muito tímidos e muitas vezes se afastam, mas se defendem se encurralados. A espécie é diurna. Em dias quentes, a atividade ocorre principalmente pela manhã e, em menor grau, à tarde.
O veneno de P. affinis é potencialmente um dos mais letais do mundo, causando efeitos coagulopáticos e pró – coagulantes . [2] Dugites geralmente evitam morder humanos, mas os riscos de encontros aumentam quando eles estão mais ativos durante a temporada de acasalamento entre outubro e novembro. [3]
A última morte atribuída a uma dugita foi em Fremantle (South Beach) em 15 de agosto de 2015. Uma mulher foi mordida no calcanhar no meio da tarde enquanto caminhava sozinha. Ela caminhou para casa e mais tarde desmaiou enquanto seu marido a levava para o carro para transportá-la para o hospital. A ambulância foi chamada, chegando 5 minutos depois, mas os médicos não conseguiram reanimá-la. [3]
Em janeiro de 2011, um menino de Perth de sete anos foi mordido e paralisado temporariamente depois que uma dugita entrou em seu quarto e se enrolou em seu braço enquanto ele dormia. Depois de receber atenção médica imediata, ele se recuperou totalmente.
Em dezembro de 2020, uma menina de três anos foi mordida por uma cobra, considerada uma dugita, enquanto brincava em um pátio do complexo de unidades de sua avó em Mandurah. Sua avó a imobilizou rapidamente e envolveu suas pernas em bandagens de pressão. A menina foi tratada com anti-veneno no hospital e teve uma recuperação total.
fonte wikpedia:
#BiólogoHenrique #Snake #Dugite
Nosso Canal está fazendo um bom trabalho de conscientização ambiental, considere em apoiar o canal com um PIX.
Chave PIX: reidabalburdia@gmail.com
Artigos relacionados no Nosso site: http://www.biologohenrique.com
Que lixo de vídeo… quase 12 min pra informar que salvou a vida da criança foi a chegada rápida da ambulância…
Henrique, além de ser um grande biólogo é um tremendo ser humano vindo do Planeta Balburdiano 😂😂😂
Graças a Deus deu tudo certo.
Os soros que o SUS nos aplica não é gratuito, aliás, o SUS não é gratuito. Nós pagamos tudo isso através dos impostos. 👍 tmj
Costumo pescar com meus filhos 9 e 10 anos na região de Tapes RS. Lá já tive um encontro com uma cruzeiro (agora pelo teu canal, sei que é “parente” da jararaca) fiquei me perguntando, as cidades pequenas tem soro? Pq a distância até a capital é 120 Km.
Meu Deus do céu que, ansiedade.
Na Austrália pra sobreviver por uma picada de cobra e raro.