Cruzamento e DNA IG Mil Flores – Índio Gigante Uberaba
14 de setembro de 2022#avicultura #agro #galinhacaipira É importante ressaltar que a galinha caipira tradicional, aquela que não apresenta raça definida é uma má produtora de carne e não põe mais que 70 ovos por ano. Suas características produtivas não foram selecionadas e acaba sendo muito menos lucrativa do que as galinhas industriais. Por essa razão ao se criar tais galinhas, recomenda-se a introdução de galos de raça pura para aumentar a produção do plantel. Atendendo a essa nova tendência no mercado de consumir produtos mais naturais, a criação de galinhas mais produtivas em sistema caipira vem despertando o interesse de muitos criadores.
As criações no sistema caipira podem ser realizadas com aves de diversas origens, onde o criador poderá optar em criar aves de raças puras, cruzamentos entre raças puras, cruzamentos de galos de raça pura com galinhas caipiras propriamente ditas (sem raça definida) ou podendo perfeitamente utilizar as aves industriais que presentam alta produção. Somando-se, dessa forma, os melhores índices de produção das aves com as desejáveis características dos produtos caipiras. É importante ressaltar que em todos os casos deve-se evitar a criação de aves com plumagem exclusivamente branca, para não serem confundidas com a cor da ave industrial. As cascas dos ovos não devem ser de cor branca pelo mesmo motivo.
Uma questão a ser analisada por ocasião da escolha do tipo de ave a ser criada é a forma de reposição das aves. Considerando-se as vendas, abates ou consumo da propriedade, sempre deverá haver aves suficientes para atender a necessidade da criação.
Ao se trabalhar com raças puras tem-se a opção de chocar os seus próprios ovos, sendo a reposição no plantel praticamente natural, atentando somente para a substituição do
reprodutor quando necessário. O novo galo deverá ser de mesma raça, porém de outra criação para evitar a queda na produção do plantel.
Se o criador optar por cruzamento entre raças puras, deverá manter obrigatoriamente dois grupos de aves de raças puras diferentes, que serão a base do cruzamento. As aves
cruzadas (descendentes do primeiro cruzamento) não servirão para reprodução, pois darão origem a aves menos produtivas. E finalmente, há a opção de se criar as aves de linhagens industriais. Nesse caso a reposição será feita pela aquisição freqüente de pintos de um dia, eliminando-se dessa forma a fase de reprodução no plantel.Agro Mestre Soluções para o Agronegócio
– Extensão Rural
– Assistência Técnica
– Prevenção de Doenças
– Palestras & Acompanhamentos Técnicos
– Melhoramento Genético e Reprodução Assistida
– Assistência Técnica e Genética para Índio Gigante
http://www.facebook.com/AgroMestre
http://www.instagram.com/agro.mestre
http://www.youtube.com/c/AgroMestre
E-mail Comercial: gabriel@agromestre.com.br
WhattsApp (12) 97411-5085 ou clicando no link abaixo.
http://abre.ai/agro-mestre
Agro Mestre – Soluções para o Agronegócio.
Agro Mestre – Soluções para o agronegócio – Palestra | Milho | Galinha | Galo• Índio Gigante • Gado Bovino • Prevenção e manejo de doenças • Visita Técnica • Extensão Rural • Dia de Campo • Assistência Técnica
–
Este artigo é puramente informativo. Não temos autoridade para prescrever qualquer tratamento veterinário ou criar um diagnóstico. Nós convidamos você a levar seu animal ao veterinário se ele estiver sofrendo de alguma condição ou dor.
–
Aviso Saudável
Os conteúdo deste vídeo e demais informações divulgadas não devem substituir a orientação ou o diagnóstico de um Médico Veterinário.
–