Descoberta jiboia exclusiva do Brasil!
18 de abril de 2024#animais #natureza #bio #biologia #biologo #biologa #biologicas #ciência #animal #zoo #zoologia #ecologia #bichos #bicho #vocesabia #curiosidades #explorar #biologohenrique #faunasilvestre #meioambiente
Pesquisa inédita revela primeira espécie de jiboia exclusiva do Brasil
A partir de agora o Brasil tem oficialmente uma espécie exclusiva de jiboia nomeada de Boa atlantica. A descoberta foi publicada ontem, 17, no jornal científico PLOSONE, através de um trabalho extenso de herpetólogos do Museu de História Natural do Ceará Prof. Dias da Rocha, da Universidade Estadual do Ceará, do Museu Nacional e do Instituto Butantan.
Essa jiboia é endêmica da Mata Atlântica e ocorre entre os estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte, podendo chegar a dois metros de comprimento. Assim como todas as outras da família Boidae, não possui peçonha e é constritora, ou seja, mata as presas através da asfixia.
Apesar da recente publicação, a nova serpente não é tão nova assim. Na verdade, essa jiboia é conhecida pela comunidade científica e pela população desde o século XVII, mas era descrita erroneamente como outra espécie
“Mesmo a jiboia (gênero Boa) tendo sido descrita pela primeira vez há mais de 300 anos, a taxonomia dessas serpentes da família Boidae seguia sem consenso entre os cientistas. No geral, falava-se em cerca de 12 subespécies de Boa constrictor espalhadas pelas Américas. No Brasil, as jiboias eram separadas como Boa constrictor constrictor (Bcc) e a Boa constrictor amarali (Bca)”, explica Rodrigo Castellari Gonzalez, principal autor da pesquisa que trabalha como curador das Coleções de Herpetologia do Museu de História Natural do Ceará Prof. Dias da Rocha.
A suspeita da possibilidade de novas espécies foi investigada no doutorado dele, que visitou mais de 50 museus em quatro países e analisou mais de mil espécimes de jiboias, feito inédito nas pesquisas com esse grupo.
Essa combinação de evidências comprovou a existência da Boa atlantica, que recebeu o nome por conta do habitat em que vive. “Considerando a importância vital dessa floresta, lar de inúmeras espécies de plantas e animais, e ciente dos graves riscos enfrentados pelas suas áreas remanescentes, optamos por prestar uma homenagem significativa ao habitat nomeando a nova espécie em sua honra”, diz o pesquisador que sugere o nome popular de Boa atlântica,
A degradação em massa da Mata Atlântica traz riscos para a sobrevivência da jiboia que ainda não tem status de ameaça avaliado justamente pela recente descoberta.
Além dos dois herpetólogos citados, o trabalho também teve contribuições de Paulo Passos, professor Associado e Curador das Coleções de Répteis do Museu, e da pesquisadora do Butantan Maria José J. Silva. O grupo segue agora estudando as outras jiboias brasileiras e parecem estar próximos de novas descobertas.
FONTE: G1
O canal é apresentado pelo Biólogo Henrique para a divulgação científica, visando traduzir a linguagem científica para que qualquer pessoa possa entender os avanços da ciência, principalmente sobre as ciências biológicas.
No canal do YouTube Biólogo Henrique – o Biólogo das Cobras exibe a biologia das Serpentes de maneira inusitada, abordando temas em defesa da Ciência, combate à pseudociência, defesa do profissional Biólogo, do meio ambiente, preservação da natureza, educação ambiental, zoologia, ecologia e cultura nerd.
Apresenta, explica e trata o tema animal de maneira divertida e descontraída, sobre cobras do mundo, serpentes brasileiras (como jararaca, jararacuçu, cascavel, surucucu, urutu cruzeiro, cobra coral) e demais animais peçonhentos (como abelha, taturana, escorpião, aranha), saúde pública e importância médica
Curiosidades da fauna silvestre também são abordadas, exibindo a biodiversidade do Brasil e do mundo, incluindo vídeos de predadores como onça, leão, leopardo, tigre, jaguatirica, demais felinos, urso, lobo, hienas, águia, gavião, falcão, coruja, tucano, araçari, siriema, dentre outras aves, jacaré, crocodilo, cobra-rei, anaconda, piton, tubarão, orca entre outros…, com destaque para o dia a dia da vida animal, revelando suas características, estado de conservação, exibindo flagrantes das relações ecológicas de bichos como macaco, mico, elefante, anta, tamanduá, ariranha, capivara, zebra, bicho-preguiça, sapo, inseto e muitos outros que terão a oportunidade de vislumbrar e saber mais sobre eles.
Acompanhe o canal, inscreva-se para não perder vídeos novos, comente sua opinião ou experiência vivida com algum bicho e compartilhe com amigos!!!!
Jiboia arcoires
UFC da luta para biologia… Se é que me entendem😂
❤❤❤
Lnda demais ❤❤❤❤😊
Que bom!!!
Logo se descobre some a maior cobra que já existiu no mundo na Índia, agora uma nova espécie de jiboia no Brasil!!!
Demais!!! O Brasil não ficou de fora!!! 😉👍🏻✌🏻😄😊
Adoro ver a felicidade do biólogo Henrique,😂😂😂😂 a rasteirinha é muito bonita 👀👀
Linda viu
Será que essa estória de jiboia de espécie diferente não um engano será essas serpentes não muda a coloração dependendo do ambiente em que vivem por exemplo em um ambiente mais árido ficam com cores mais fortes em razao de ser um ambiente mas insolarado uma mata atlântica cor mais clara isso acontece também com pássaros?