DONA JOSEFA – QUILOMBO SÍTIO ALTO SE
20 de julho de 2022A comunidade Sítio Alto está localizada no município de Simão Dias/ Sergipe, distante a 08 km da sede do município. Se encontra situado em uma montanha, motivo pelo qual recebeu esse nome. Atualmente aproximadamente 112 famílias residem no local, totalizando 505 habitantes segundo dados da Secretaria Municipal de Assistência social em 2015.
A população do Sítio Alto é composta por pessoas supostamente oriundas de uma fazenda denominada rio dos negros localizada nas proximidades onde se encontra a atual comunidade, da qual segundo as narrativas dos moradores seus ancestrais eram escravos até os anos finais do século XIX. A origem dos moradores contudo ainda é um mistério para muitos, pois em relatos de moradores há indicações de variadas localidades de onde seus ancestrais migraram como os municípios de Poço Verde, Riachão do Dantas, Palmares e possivelmente Itaporanga.
O local foi Cognominado por um funcionário da SUCAN¹ no dia 18 de março de 1995 quando na ocasião foi fundada a Associação de Proteção Comunitária do povoado.
Segundo relatos dos moradores, anteriormente o local era chamado por diversos nomes: Alto da Moléstia, Alto do Cacete, Alto dos Pompons e Alto do Cruzeiro.
A entrevistado, Dona Josefa Santos de Jesus, 58 anos, conhecida como Dona Josefa ou Finha, casada com seu José ( Zé de Totó) tem a sua história de ida entrelaçada com a história da Comunidade Sítio Alto. Mãe de quatro filhos é sócia fundadora do Sindicato de Trabalhadores Rurais de
Simão Dias, membro da Pastoral da Criança, Conselho de saúde, Comissão Municipal da ASA e presidenta da Associação comunitária do Sítio Alto.
Dona Josefa, é considerada na comunidade Sítio Alto, como uma madrinha de todos, possuindo uma trajetória de luta junto as Instituições de Sergipe em busca de melhorias para a comunidade. Por ser a presidente da Associação local, possui influencias entre os moradores e estabelece contato constante com diversos órgãos do Governo Municipal e Estadual que atuam com programas e projetos sociais que possam vir a atuar na comunidade.
Desde a Fundação da Associação de moradores local que Dona Josefa atua como presidente até os dias atuais, possuindo uma agenda semanal de participação em encontros diversos no município, Estado e Região Nordeste, onde tratam de questões ligadas a educação, território, manifestações culturais e programas sociais.