DONA MARIA JOSÉ – FLORES DE PAPEL
20 de julho de 2022Dona Maria José Moreira Teodoro nasceu em Piranguinho MG, onde aprendeu, com sua mãe, a fazer flores de papel para enfeitar as festas religiosas.
Aos 27 anos mudou-se para São José dos Campos em busca de melhores oportunidades de trabalho e trouxe consigo este fazer, que passou a exercer na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus no Bosque dos Eucaliptos em São José dos Campos.
De uns anos para cá, por orientação eclesiástica, as flores de papel nas procissões e outros eventos da paróquia foram substituídas por flores naturais e dona Maria José deixou de enfeitar as festas religiosas com elas, mas mantém o costume de fazer as mesmas por ocasião do dia das Mães.
Este vídeo é parte integrante de pesquisa do Projeto Museu Vivo, do Museu do Folclore de São José dos Campos – https://www.facebook.com/museudofolclore sob gestão do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP) http://www.cecpdesaojose.blogspot.com.br/ em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) http://www.fccr.org.br/
As entrevistas, captação e edição de imagens foram realizadas pelo pesquisador Francisco José Lacaz Ruiz (Chico Abelha)