#F1 #tarım #passaros F1 DE TARIM SAIU DO NINHO, REPROUÇÃO HIBRIDA 2021
31 de março de 2022Parente próximo e com características muito semelhantes ao pintassilgo (Carduelis magellanica) encontrado no Brasil o Pintassilgo da Venezuela (Carduelis cucullata) é um pequeno pássaro da família Fringillidae, originário da América do Sul tropical no norte da Colombia e Venezuela, onde é conhecido como cardenalito. Aqui no Brasil também é muito conhecido como Tarim.
Na história evolutiva das cores dos canários (Serinus canaria) o pintassilgo da Venezuela deixou uma grande contribuição, uma vez que foi o responsável pela introdução do fator vermelho nos canários de cor, através do processo de hibridação. O cruzamento do pintassilgo da Venezuela com uma canária gera um hibrido chamado F1, sendo que aproximadamente 50% dos machos F1 são férteis e podem ser cruzados com canárias, gerando os R1. Quando se faz sucessivos cruzamentos temos: R1 x Canária = R2; R2 x Canária = R3; R3 x Canária = R4. Neste caso o individuo R4 é considerado um canário puro portador do fator vermelho. E foi a partir deste tipo de cruzamento associado a seleção aplicada pelos criadores que atualmente temos diversas cores com fator oficiais reconhecidas pela OBJO e também pela OMJ.
O pintassilgo da Venezuela é uma ave semi-doméstica que vem sendo criado em ambiente domestico no mundo todo a mais de quarenta anos. No inicio da criação o interesse dos criadores era a obtenção de híbridos, pois tratavam se pássaros diferentes e raros. Na atualidade cria-se pintassilgos da Venezuela puros ancestrais e suas mutações com fins conservacionistas para perpetuação da espécie.