FESTA DA SANTA CRUZ DO BOM RETIRO – 2013

20 de julho de 2022 0 Por Canal do Youtube (Parceiro)



Festa da Santa Cruz do seu Zezinho, que nasceu no bairro do Bom Retiro, São José dos Campos, no ano de 1949. É pedreiro de profissão mas não trabalha atualmente, pois foi operado de um cancer e hoje está encostado.

Faz 5 anos que o seu Zé está com esta incumbência de cuidar da igrejinha e realizar a festa. Esta incumbência quem passou foi a mãe dele, antes de morrer, já doente e na cama.

Diz ele que muitas pessoas fazem o pedido para a Santa Cruz e recebem a graça. Ele mesmo fez um pedido para si, quando esteve ruim. Seu Zé fe uma operação em que teve o estômago extirpado, chegou a ficar com 30 kg mas agora está mais fortinho. Sua preocupação é que se ele morrer, não sabe quem vai cuidar da Santa Cruz, da igrejinha e da festa.

Seu Zé faz questão de esclarecer que existe uma diferença entre “igreja” e “santa cruz”.

“Então a veiz a turma confunde igreja com Santa Cruz, então a turma, mas escuta, mas lá num é uma igreja? Fal assim não, lá é uma Santa Cruz! O modelo, tal, o modelo não é uma igreja, é uma Santa Cruz. E o que que é Santa Cruz? Santa Cruz é aquela pessoa que morre na estrada, que num tem ninguém por ele, então, ou morre por exemplo num desastre… toda essa cruz que tem no, na bera da estrada, pr exempl, a pessoa morre, então a pessoa religioso, vai lá e fai uma cruzinha e põe lá. Na subida do morro lá tem ua, aquele cara que saiu de moto lá e a turma mataro ele… tá lá. O nome dele, tudo…”

Os preparativos para a festa começam alguns dias antes, com limpeza da capelinha, preparo dos doces, recebimento das prendas e matança dos animais que vão ser a mistura do almoço servido no domingo, de graça, para mais de mil pessoas. Os amigos é que ajudam nessa hora e tudo é doado, muito pouco é completado pelo seu Zezinho. No domingo há leilão de procissão com o mastro, que sai do local do almoço e percorre mais de 3 km numa charrete. Ao chegar na capela, o mastro é levantado, faz-se a reza, o leilão e serve-se café com pão com margarina e distribui-se doces caseiros.