Filhote de Cobra caninana é atacado por Siriemas | @PlanetaAves | Biólogo Henrique
17 de abril de 2024O Canal @PlanetaAves :
Este é o canal PLANETA AVES! Aqui você vai conhecer o incrível mundo das aves, incluindo curiosidades científicas, comportamentos, experiências de campo e muito mais! Tudo apresentado por um biólogo/ornitólogo especialista e apaixonado pelo assunto, sem sensacionalismos ou exageros.
Vídeos novos todas às quintas-feiras, às 10:30 h.
Apresentação, pesquisa e edição: Willian Menq – Biólogo, especialista em Ecologia e Comportamento de Aves, Mestre em Ciências Biológicas (Zoologia).
Direção: Jessica Menq – Bióloga, Mestra em Meio Ambiente e Sustentabilidade.
Caninana , vulgarmente conhecido como o caninana , frango cobra , cobra rato amarelo , ou serpiente tigre , é uma espécie de grande nonvenomous colubrídeo cobra endémica para partes mais quentes das Américas.
É encontrada no sul do México, América Central, norte e centro da América do Sul e Trinidad e Tobago
Dorsalmente, S. pullatus é preto com manchas amarelas que podem formar bandas cruzadas . A ponta do focinho é amarela. Os escudos de cabeça podem ser principalmente amarelos ou pretos, ou com faixas cruzadas com uma combinação de amarelo e preto, mas as suturas entre os escudos são sempre pretas. Ventralmente, é amarelo com faixas cruzadas pretas irregulares.
O corpo é relativamente delgado e um tanto comprimido lateralmente. A cabeça é distinta do pescoço. O olho é de tamanho moderado com pupila redonda. Não há subóculos e o loreal é muito pequeno ou ausente. Existem 6 ou 7 labiais superiores, o terceiro e o quarto entrando no olho, os dois últimos muito grandes. As escamas dorsais são pontiagudas e sobrepostas.
Incluindo as subespécies nominotípicas , as cinco subespécies a seguir são reconhecidas: [2]
Spilotes pullatus anomalepis Bocourt , 1888
Spilotes pullatus argusiformis Amaral , 1929
Spilotes pullatus maculatus Amaral, 1929
Spilotes pullatus mexicanus ( Laurenti , 1768)
Spilotes pullatus pullatus ( Linnaeus , 1758)
SERPENTES
Famílias
Infraorder Alethinophidia 19 famílias
Acrochordidae Bonaparte , 1831 1 3 Wart serpentes Oeste da Índia e Sri Lanka através do sudeste asiático tropical até as Filipinas, ao sul pelo grupo de ilhas da Indonésia / Malásia até Timor, a leste pela Nova Guiné até a costa norte da Austrália até a Ilha de Mussau , o arquipélago Bismarck e a Ilha Guadalcanal nas Ilhas Salomão.
Aniliidae Stejneger , 1907 1 1 Cobra coral falsa América do Sul tropical.
Anomochilidae Cundall, Wallach, 1993 1 3 Cobras de cachimbo anão Oeste da Malásia e na ilha indonésia de Sumatra .
Boidae Gray , 1825 14 61 Boas América do Norte, Central e do Sul, Caribe, sudeste da Europa e Ásia Menor, África do Norte, Central e Oriental, Madagascar e Ilha da Reunião , Península Arábica, Ásia Central e Sudoeste, Índia e Sri Lanka, Molucas e Nova Guiné até a Melanésia e Samoa.
Bolyeriidae Hoffstetter , 1946 2 2 Cobras Splitjaw Maurício .
Colubridae Oppel , 1811 258 [6] 1866 [6] Cobras típicas Difundido em todos os continentes, exceto na Antártica. [37]
Cylindrophiidae Fitzinger , 1843 1 14 Cobras cachimbo asiáticas Sri Lanka a leste através de Mianmar, Tailândia, Camboja, Vietnã e o Arquipélago Malaio até o extremo leste das Ilhas Aru, na costa sudoeste da Nova Guiné. Também encontrado no sul da China (Fujian, Hong Kong e na Ilha de Hainan) e no Laos.
Elapidae Boie , 1827 55 359 Elapids Em terra, em todo o mundo nas regiões tropicais e subtropicais, exceto na Europa. As cobras marinhas ocorrem no Oceano Índico e no Pacífico. [38]
Homalopsidae Bonaparte , 1845 28 53 Homalopsídeos Sudeste Asiático e norte da Austrália.
Lamprophiidae Fitzinger , 1843 60 314 Lamprofídeos (inclui antigos Atractaspididae, bem como 6 outras subfamílias anteriormente consideradas colubrídeos) África, sul da Europa e Ásia centro-ocidental; duas espécies no sudeste da Ásia.
Loxocemidae Cope , 1861 1 1 Cobra mexicana Ao longo do Pacífico, desde o México ao sul até a Costa Rica.
Pareidae Romer, 1956 3 20 Cobras comedoras de caracol Sudeste Asiático e ilhas na plataforma Sunda (Sumatra, Bornéu, Java e suas ilhas menores vizinhas).
Pythonidae Fitzinger , 1826 8 40 Pythons África Subsaariana, Índia, Mianmar, sul da China, sudeste da Ásia e do sudeste das Filipinas, através da Indonésia, à Nova Guiné e Austrália.
Tropidophiidae Brongersma , 1951 2 34 Boas anãs Índias Ocidentais; também no Panamá e no noroeste da América do Sul, bem como no noroeste e sudeste do Brasil.
Uropeltidae Müller , 1832 8 55 Cobras com cauda em escudo Sul da Índia e Sri Lanka.
Viperidae Oppel , 1811 35 341 Vipers As Américas, Á
Essa Canina é da balbúrdiaaaa mesmo!!! E as informações mais incríveis e lógicas são do professor! Top demais meu irmão….kkkkk
Bah curto mto as seriemas mas nessa torci pela valente Caninana!
Pow caninana e muito brava uma vez eu vi uma da carreira no povo q mexeu com ela
Desculpa Henrique sei que vc e o biologo das cobras mas tenho uma aranha aqui em casa onde procuro foto na internet dela e não acho não sei oque faço com ela vc pode me ajudar?
Kkkkk a caninana deu sorte kkk
Dr Henrique na fazenda de um amigo tem duas caninanas que vivem próximo ao depósito de ração. Teve um funcionário que tentou matar uma aí ele ficou bravo e falou que não podia matar que elas controlavam as pragas. O funcionário falou que ela estava imitando um pinto pra atacar ele. 🤣🤣🤣
Caninana esperta balbúrdiaaaa