FLORES DE PAPEL – ARTESANATO

20 de julho de 2022 0 Por Canal do Youtube (Parceiro)



Este vídeo é parte integrante de pesquisa do Projeto Museu Vivo, do Museu do Folclore de São José dos Campos – https://www.facebook.com/museudofolclore sob gestão do Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP) http://www.cecpdesaojose.blogspot.com.br/ em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) http://www.fccr.org.br/

As entrevistas, captação e edição de imagens foram realizadas pelo pesquisador Francisco José Lacaz Ruiz (Chico Abelha)

As irmãs Geracina e Natália, ensinam a fazer e falam de como aprenderam a fazer flores de papel, que eram utilizadas para coroas de defuntos num tempo em que ainda não se vendiam flores naturais nos cemitérios. As flores de papel eram também usadas em outras festas de santos.

Hoje elas usam as flores para enfeitar a Festa de São Gonçalo que acontece anualmente na casa de Natália, uma tradição que herdaram do pai, que por sua vez herdou do avô das irmãs. Natália está à frente de um Grupo de São Gonçalo e é quem cuida para que tudo aconteça o mais parecido com o que era antigamente.

Quando o pai delas era vivo, a festa durava a noite toda, servia-se apenas um lanche, café e bebidas alcoólicas. Hoje, porque muitos convidados e foliões trabalham ou moram longe, a festa foi dividida em dois dias. No primeiro dia serve-se um grande almoço, há uma roda de viola e confraternização. No dia seguinte é que acontece a dança de São Gonçalo, propriamente dita e que dura aproximadamente 4 horas.