Foi mexeu com lagarto Teiú e levou carreira

17 de abril de 2024 7 Por Canal do Youtube (Parceiro)



Um vídeo que circula nas redes sociais flagrou o exato momento em que um lagarto ataca um homem que estava usando uma vara para cutucá-lo. As imagens foram feitas em um terreno.

O homem fica acompanhando o lagarto com a vara nas costas do animal. No momento em que o homem corre o lagarto sai correndo atrás. O homem fica desesperado e vai parar em cima de um monte de entulho de construção.

Segundo o biólogo Christian Raboch, da Fujama (Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente de Jaraguá do Sul, o lagarto é da espécie teiú (Salvator merianae).

“O lagarto reagiu porque se sentiu ameaçado”, explica o biólogo.

Sobre o teiú
O teiú pode medir até 1,5 metro e é bem comum de ser encontrado no Brasil. Ele fica ativo especialmente na primavera e no verão, podendo, inclusive, serem encontrados em campos, trilhas e matas preservadas. Nas áreas rurais, chegam até a aparecer nos quintais das casas. São onívoros, alimentando-se de insetos, aves, roedores, mas ovos são seus preferidos.

Assim como todos os répteis, o teiú adora um banho de sol, em gramas, pedras e até em árvores. Torna-se agressivo se for ameaçado, mas é sim um bicho meio arisco. Usa a cauda para se defender. O lagarto costuma se camuflar em meio às folhas.

Na época de reprodução, a fêmea – menor que o macho – põe até 36 ovos, que são incubados por até 90 dias.