Galinha caipira – fase inicial: pintinhos de 1 a 10 dias

13 de setembro de 2022 20 Por Canal do Youtube (Parceiro)



Na criação de galinha caipira o manejo correto na fase inicial, dos pintinhos de 1 a 10 dias define o sucesso da atividade.

Uma série de cuidados devem ser adotados, dentre eles o aquecimento artificial nos primeiros dias de vida ? é fundamental para garantir o desenvolvimento adequado das aves durante todo o ciclo. ?

Temperaturas muito baixas podem causar a desuniformidade do lote, inclusive levar a morte, assim como temperaturas muito altas promovem a desidratação dos pintinhos. Por isso, adotar a estratégia de aquecimento correta é essencial. ♨️

São utilizadas 3 fontes principais de aquecimento:

– Lâmpadas Halógenas: embora sejam as mais comuns, são as menos indicadas. Isso porque, não são específicas para aquecimento, são lâmpadas destinadas à iluminação, mas como possuem menor custo e a capacidade de propagar calor são as mais utilizadas.?

– Lâmpadas de cerâmica infravermelho: possuem a grande vantagem de não emitir luz, porém, dependendo do número de pintinhos alojados sua utilização não é indicada. Geralmente são destinadas ao aquecimento de ambientes menores, como instalações de répteis, anfíbios, aracnídeos, aves, dentre outros. ??

– Aquecedor infravermelho ou Campânulas: são equipamentos específicos para o aquecimento das pintainhas. Podem ser elétricos ou a gás (com a vantagem de se manter em funcionamento mesmo com a queda de energia), são encontrados com diferentes tipos de potência, calcula-se em média 1.500 kcal para 500 pintinhos.?