Todos os creditos e referências ao produtor deste conteúdo!
Poste suas dúvidas abaixo nos comentários e ajude-nos a divulgar o Mundo Animal!
qua, abril 17, 2024 12:23am
https://www.youtube.com/watch?v=ZvR5LGd6wzQ
#animais #natureza #bio #biologia #biologo #biologa #biologicas #ciência #animal #zoo #zoologia #ecologia #bichos #bicho #vocesabia #curiosidades #explorar #biologohenrique #faunasilvestre #meioambiente
Guigó-da-caatinga (nome científico: Callicebus barbarabrownae),também genericamente referido como guigó,[3] japuçá, saá, uaiapuçá, uapuçá, iapuçá, sauá, boca-d’água, zogó, zogue-zogue, sauá, e calicebo, é uma espécie do gênero guigó (Callicebus), isto é, de macaco do Novo Mundo, da família dos piteciídeos (Pitheciidae) e subfamília calicebíneos (Callicebinae).
Ocorre nas áreas mais altas da costa da Bahia, no Brasil, entre o rio Paraguaçu e o rio Itapicuru. Já foi amplamente distribuídos nas florestas ao sul do rio São Francisco, mas atualmente ocorre apenas em regiões do interior na Caatinga e existem apenas 250 indivíduos em liberdade.[1] Possui testa e tufos pretos nas orelhas, com pelos brancos nas bochechas e no resto do corpo, com cauda marrom avermelhada
O canal é apresentado pelo Biólogo Henrique para a divulgação científica, visando traduzir a linguagem científica para que qualquer pessoa possa entender os avanços da ciência, principalmente sobre as ciências biológicas.
No canal do YouTube Biólogo Henrique – o Biólogo das Cobras exibe a biologia das Serpentes de maneira inusitada, abordando temas em defesa da Ciência, combate à pseudociência, defesa do profissional Biólogo, do meio ambiente, preservação da natureza, educação ambiental, zoologia, ecologia e cultura nerd.
Apresenta, explica e trata o tema animal de maneira divertida e descontraída, sobre cobras do mundo, serpentes brasileiras (como jararaca, jararacuçu, cascavel, surucucu, urutu cruzeiro, cobra coral) e demais animais peçonhentos (como abelha, taturana, escorpião, aranha), saúde pública e importância médica
Curiosidades da fauna silvestre também são abordadas, exibindo a biodiversidade do Brasil e do mundo, incluindo vídeos de predadores como onça, leão, leopardo, tigre, jaguatirica, demais felinos, urso, lobo, hienas, águia, gavião, falcão, coruja, tucano, araçari, siriema, dentre outras aves, jacaré, crocodilo, cobra-rei, anaconda, piton, tubarão, orca entre outros…, com destaque para o dia a dia da vida animal, revelendo suas características, estado de conservação, exibindo flagrantes das relações ecológicas de bichos como macaco, mico, elefante, anta, tamanduá, ariranha, capivara, zebra, bicho-preguiça, sapo, inseto emuitos outros que terão a oportunidade de vislumbrar e saber mais sobre eles.
Acompanhe o canal, inscreva-se para não perder vídeos novos, comente sua opinião ou experiência vivida com algum bicho e compartilhe com amigos!!!!
Aqui na região onde eu moro ocorre esta espécie, e ela ocorre em Território Indígena, os Kiriri de Banzaê, isso é positivo pois o indígenas são contra a caça desses animais e uns 60% da Terra indígena ainda está bem preservada.
Uma vez passei de carro pela BR 363 (acho), seguindo de Cuiabá a Porto Velho, era absurdo o nr de animais atropelados na rodovia. Na Dutra tem cerca de proteção, mas fica entre as pistas, ou seja, se o animal entrar na rodovia a chance de morrer aumenta muito, vai ficar procurando uma forma de contornar a cerca.
Nasci e Vivi até os 17 em uma região com esse nome guigó sudoeste da Bahia na época era comum caçar cheguei a ver animais muito parecido com este eles vinham se alimentar durante a noite em um pé de jaca próxima a residência posso afirmar que o tamanho e a cauda sao similares.
Região do Guigó nome bem sugestivo, não sei se ainda estão por lá.È possível saber estou por la todo ano.até por poucos anos não sabia que existia uma espécie com esse nome.
Este aí é um parente dos sauás da Região Sudeste e dos zogue-zogues da Amazônia.
Olá Biólogo Henrique! Moro na Vila de Samambaia-Tobias Barreto. Cara, já fiz muitas trilhas com alguns amigos na Serra dos Macacos-Tobias Barreto-SE, mas nunca consegui encontrar os guigós. Teve um amigo que já conseguiu ouvi sua vocalização e vê-lo, aqui na na Serra dos Macacos. É um animal enquantador! 🙌🙌👏👏😃
Que coisa mais linda.
Oxi aonde eu morava tem bastante desse macaco guigor