HISTÓRIA da CRIAÇÃO das AVES: INDEPENDÊNCIA do BRASIL e AVICULTURA

7 de setembro de 2023 7 Por Canal do Youtube (Parceiro)



AVICULTURA e INDEPENDÊNCIA do Brasil: história da criação das aves

Galinha não é nativa do Brasil! Mostraram-lhes uma galinha; quase tiveram medo dela, e não lhe queriam pôr a mão. Depois lhe pegaram, mas como espantados.

A história da galinha em Portugal mostra que a galinha não pertencia ao povo, e sim às gentes de gabarito superior.

Principalmente relacionado a gestação. Nos últimos meses da gravidez guardavam as galinhas do resguardo, do parto, da parida.

No Brasil Colônia as melhores terras eram para plantação de cana de açúcar, produto de exportação que gerava renda. Provocava escassez de gêneros alimentícios básicos. Nessas condições, os frangos também rareavam.
Quando pobre come frango, um dos dois está doente.

Assim, nossos galináceos acabavam ficando mais para as mesas dos senhores de terra ou comerciantes ricos. Entre estes, prosperava uma iguaria fundamental, considerada de luxo: a galinha de cabidela.

Com o ciclo do ouro começou uma mudança estrutural no Brasil. Começaram a formar as povoações mineiras, nova forma de ocupação do território.

Em minas, ninguém plantava nada, só minerava. Alimentos a “peso de ouro”. 1 frango em 1711, chegou a custar ali de 3 a 4 oitavas de ouro. 1 oitava =
3,6gr de ouro.

Com o passar dos anos, o abastecimento melhorou. Diversas regiões passaram a produzir comida para vender na área da mineração.

Hoje em dia, o Brasil é o maior exportador de carne de frango do mundo, e um dos maiores produtores.

www.escoladeavicultores.com