Igor Morais e Biólogo Henrique em defesa dos zoológicos
17 de abril de 2024Os zoológicos possuem vários objetivos, dentre os quais estão o lazer, a pesquisa, a preservação e educação ambiental.
Educação
Como a urbanização, acabou afastando as pessoas do contato com a natureza selvagem, automaticamente diminuiu o contato com os animais. Os zoológicos possibilitam que as pessoas entrem em contato com alguns animais que nunca veriam na natureza, buscando despertar a atenção das pessoas para a conservação das espécies em meio natural.
Saúde
A saúde dos animais é muito importante, por isso é de extrema significância que eles sejam incentivados a se comportarem como se estivessem soltos em meio selvagem, através de estímulos, como brinquedos que simulem atividades na natureza, ou proporcionando-lhes atividades para a alimentação mais natural (pôr vegetais presos no fundo do lago para peixes-bois, por exemplo, e não simplesmente dá-los aos animais), e um cativeiro com ambiente enriquecido, buscando parecer-se o mais próximo possível com o seu ambiente natural. Caso esses estímulos não ocorram, os animais se entediam e podem entrar em depressão ou deixar de agir normalmente (comportamento estereotipado).
Preservação
Com o avanço científico e tecnológico, a poluição e o desmatamento aumentaram drástica e desenfreadamente, afetando o habitat de muitas espécies. Por esta razão, para algumas espécies não é mais possível viver na natureza, pois seu habitat já foi devastado e suas populações dizimadas. A única forma de evitar sua total extinção é ter alguns indivíduos em cativeiro. Algumas espécies já conseguiram reproduzir-se em cativeiroː em poucos casos, há como fazer a reintrodução desses indivíduos na natureza depois de um período de adaptação, mas infelizmente muitas espécies não são capazes de serem reintroduzidas.
Pesquisa
Uma das funções dos zoológicos deveria ser a fomentação da pesquisa sobre biologia, fisiologia e comportamento animais. Há desenvolvimento de pesquisas, como por exemplo testes para gravidez de rinocerontes, tratamento de doenças, inseminação artificial e rastreamento de animais na natureza. Tudo isso ajuda na reprodução e também no aprendizado sobre seus estilos de vida, ajudando em sua preservação.
Muito importante divulgar esse vídeo
Tenho uma pergunta. Admiro o conhecimento técnico de vocês, deram vários argumentos ambientalistas bem bacanas a respeito dos zoológicos. Mas eu tenho uma questão ética para com zoológicos.
Pergunta: Se para atingir essas metas ambientalistas fosse necessário prejudicar necessidades básicas humanas, como liberdade e o não sofrimento, ainda seria preferível cumprir essas metas? Se não, por que seria se tratando de animais não humanos?
Porque o que eu vejo nesses zoológicos, mesmo os mais modernos, são prisões para animais. Confinados em espaços mínusculo e usados para entretenimento humano.
Acredito que todas as funções listadas poderiam ser feitas em santuários. A diferença de um zoológico para santuários é que o foco são os animais e suas necessidades básicos (Como a liberdade) e não a diversão do público.
Citando uma frase que foi apresentada na live: “Um zoo bem gerenciado é um dos presentes mais maravilhosos que uma sociedade pode dar a si mesma.” Ou seja, zoológico existe para humanos e não para animais, o que é algo especista e antropocêntrico.
Acabou de passar no jornal nacional, referente às girafas que o Igor mencionou na Live. Que pena que morreram três…
Particularmente tenho algumas questões sobre manter zoológicos com recursos filantrópico de empresas, num país como Brasil com tantos problemas, se o zoo consegue capitalizar pra se manter, então usar a filantropia em outras áreas mais carentes. Nesses países de primeiro mundo(principalmente com moeda forte) a coisa é mais fácil.
Lutar para mulhorar os zoológicos BR ou lutar para acabar com eles? Ideias radicais são problemas em todas as culturas, dêem um olhada no Afeganistão a maravilha.