LIMPEZA dos OVOS para VENDA: uma EXIGÊNCIA cada vez MAIOR dos CONSUMIDORES

20 Por Canal do Youtube (Parceiro)
LIMPEZA dos OVOS para VENDA: uma EXIGÊNCIA cada vez MAIOR dos CONSUMIDORES

Grupo Whatsapp sobre criação de aves

A limpeza dos ovos para venda, embora muito polêmica entre os produtores e técnicos, vem ganhando mais adeptos nos últimos anos, em decorrência da exigência cada vez maior dos consumidores.

Algumas redes varejistas priorizam a compra de ovos lavados.

Segundo BRASIL (1990) a Portaria 1/90 DICAR/DIPOA/MAPA, estabelece as regras para lavagem dos ovos para consumo no Brasil, considerando esse procedimento indispensável para ovos destinados à industrialização.

Alguns quesitos contemplados na lei são importantes de serem mencionados:

– A lavagem deverá ser realizada totalmente por meios mecânicos com procedimentos que impeçam a penetração microbiana no interior do ovo;

– A operação de lavagem deverá ser contínua e completada o mais rápido possível, não se permitindo equipamentos de lavagem de ovos do tipo de imersão;

– Os ovos devem ser secados rapidamente após serem lavados, de forma contínua, quando destinados à comercialização in natura;

– É permitida a utilização de um sanitizante na água de lavagem desde que seja aprovado pela SIPA especificamente para a lavagem de ovos.

Além disso, tem crescido a utilização de produtos que promovam o revestimento da casca do ovo, visando aumentar seu tempo de prateleira e aumentar sua qualidade. Os mais comuns são os óleos minerais de grau alimentício. Mas estudos têm demonstrado o potencial de utilização de outras matérias-primas, como: fécula de mandioca, gelatina, dentre outros.

Quando a granja avícola não tem a classificadora de ovos, que promove a lavagem de forma mecânica, podem ser adotados alguns manejos visando a manutenção da limpeza do ovo ainda no sistema de produção. São eles:

1) Relacionados a infraestrutura: O ninho deve ser construído de acordo com as recomendações técnicas e deve conter uma ripa de madeira de 10 cm à frente. Para evitar o desperdício da cama no momento do processo de nidificação da ave.

2) Troca constante da cama: manejo importante para evitar sujidades na casca do ovo.

3) Frequência na coleta dos ovos: Uma boa frequência de coleta de ovos durante o dia, evita que as aves fiquem em contato direto com eles, diminuindo assim o potencial de sujá-los.

www.escoladeavicultores.com
Instagram: https://www.instagram.com/escoladeavicultores/?hl=pt-br