Luan Santana acha cobra jararaca em sua casa | Biólogo Henrique o biólogo das cobras @LuanSantana
17 de abril de 2024@LuanSantana
“Luan Santana achou uma cobra na varanda de sua mansão em São Paulo e chamou o resgate do condomínio para devolver o animal.
“Minha preocupação foi a de devolver o animal em seu habitat natural, o que foi possível , já que o condominio é cercado de mata virgem e tem equipe preparada para o resgate e cuidados”, disse o cantor ao g1.
No vídeo, Luan e os funcionários do condomínio conversam sobre a cobra e especulam se ela é uma jararaca ou uma cascavel. O cantor também mandou outro vídeo que mostra o animal já capturado mais de perto.”
fonte G1
wikpedia
A jararaca-da-mata (nome científico: Bothrops jararaca) é uma serpente de até 1,6 m, encontrada no Brasil (da Bahia ao Rio Grande do Sul) e em regiões adjacentes no Paraguai e Argentina. Origina -se do tupi yara’raka.
Jararaca e a ecologia
Ela costuma ficar bem camuflada sobre as folhas secas, quando ameaçada achata-se e bate a cauda sobre as folhas. As Bothrops jararaca desempenham um papel importante no controle da população de ratos, que transmitem doenças como a leptospirose, provocando muitas mortes.[3]
Veneno
Agência FAPESP – A Organização Mundial da Saúde incluiu recentemente o ofidismo (acidentes provocados por serpentes venenosas) como uma doença tropical negligenciada. No Brasil, as mordidas de jararaca (Bothrops jararaca) respondem por cerca de 90% do total de acidentes com humanos envolvendo serpentes. O veneno da jararaca pode provocar lesões no local da mordida, tais como hemorragia e necrose que podem levar, em casos mais graves, a amputações dos membros afetados.Entretanto, o cientista brasileiro Mauricio Oscar da Rocha e Silva isolou da peçonha dessa serpente o BPP (peptídeo potencializador da bradicinina). Esse composto serviu, nos anos 60, para o farmacologista Sérgio Henrique Ferreira, que desenvolveu o Captopril, medicamento usado para o tratamento de hipertensão e casos de insuficiência cardíaca. Atualmente, grupos da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal do Rio de Janeiro estudam outras propriedades do veneno da Bothrops jararaca com possíveis efeitos contra doenças neurodegenerativas e trombose.
Um estudo realizado por Miguel Tanús Jorge, em tese de doutorado para Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), avaliou-se quarenta pacientes com abscessos no local da mordida por Bothrops foram avaliados. Dez trouxeram a cobra responsável pela mordida, Bothrops jararaca em todos os casos. Na admissão, uma amostra foi coletada de cada caso para cultura aeróbica e anaeróbica, e nenhum abscesso foi drenado espontaneamente. Nenhum dos pacientes havia recebido terapia antibacteriana ate então. As bactérias isoladas com maior frequência foram Morganella morganii (23 pacientes), Providencia rettgeri Enterobacter sp. , Escherichia coli , estreptococos do grupo D (11) e Bacteroides sp. . Todas as enterobactérias testadas foram sensíveis ao cloranfenicol, aminoglicosídeos e cefotaxima. Os estreptococos do grupo D foram sensíveis ao cloranfenicol, à ampicilina e à penicilina G, enquanto as bactérias anaeróbias foram sensíveis ao cloranfenicol e à tetraciclina. Estes resultados sugerem que, em casos de formação de abcessos secundários à picada de Bothrops, o cloranfenicol isoladamente é uma boa escolha, sendo segura e barata.
Primeira vez que gostei desse Luan santana
Moro em Garopaba, Santa Catarina. Na primavera começam a pipocar cobras por aqui, moro ao lado de uma reserva. Uma manhã eu abri a porta da frente de casa e caiu algo na minha cabeça, bateu e caiu no chão. Na hora já afastei meus cachorros e fui olhar o que era… uma jararaca jovem, de um metro mais ou menos. Acho que na queda ela ficou meio zonza, pois estava muito lenta e tranquila. Catei ela com um cabo de vassoura e joguei de volta pro mato. No dia seguinte encontro meu gato brincando com uma cobra filhote, de uns 30-40cm, vi que era uma jararaca e tratei de tirar dele, peguei na mão achando estar morta e o bicho levantou a cabeça e me olhou. Como já estava com ela na mão, arremessei longe pro mato. Sem contar que já encontrei algumas trocas de pele no meu deck… adoro cobras, mas temo pelos meus cachorros e gatos.
Deus me free
Luan é defensor dos animais.
Ele gosta de cobra, não desse tipo.
Mas gosta.
Ainda bem que tinha um homem perto pra proteger ele desse animal perigoso 😂😂😂😂
É bem típico de cantor sertanejo, colocou a serpente na árvore e depois enviou um vídeo.
😱que perigoooo