MIGUEL BUTA – SÃO JOSÉ DOS CAMPOS SP

20 de julho de 2022 0 Por Canal do Youtube (Parceiro)



Seu Miguel mora há 77 anos às margens do Rio ParaÍba, sempre pescando, nunca trabalhou fichado para ninguém. Mesmo no tempo em que o rio ficou poluído e muitos largaram a pesca para trabalhar com carteira assinada na cidade, ele continuou pescando. “Os peixe que pegava gosto da poluição era os do fundo do rio, do lodo, os oto continuaro bom”. Até hoje vende peixe no mercado municipal de São José dos Campos, na banca do Moacir.
Seu Miguel tece ele mesmo suas redes, faz covos de bambú e constrói seus barcos. Anda sempre descalço, não gosta nem de sair de casa nem de botar sapato pra ir à cidade. Para chegar à sua casa não há estrada, é preciso andar uns 400m por uma trilha sombreada, formada pela mata ciliar.
Além da pesca ele planta milho, abóbora, tem um pomar variado e uns pés de couve e uns temperos comuns. As formigas sauvas dão um pouco de trabalho, mas ele diz que com um pouco de fogo e desmanchando o carreiro delas as bichinhas ficam cansadas e desistem de cortas as folhas…
Seu Miguel tem horror de mata-mato e nunca usou adubo pra plantar. “Não carece ponhá adubo, o rio traz tudo que as pranta precisa”.
O apelido “buta” foi dado pelos amigos, pois ele fazia uso do cipó buta, um remédio para cólicas de rins e fígado.
Aqui no link o video com seu Miguel tecendo um covo de pesca…