MILHO INTEIRO, QUEBRADO ou MOÍDO para GALINHAS: qual a melhor opção?

13 de setembro de 2022 18 Por Canal do Youtube (Parceiro)



MILHO INTEIRO, QUEBRADO ou MOÍDO na ALIMENTAÇÃO de POEDEIRAS: qual deles apresenta melhor desempenho na produção?

É sabido que as aves preferem partículas maiores, porém, ingredientes com partículas de tamanhos diferentes dificultam o processo da mistura, levando assim ao desbalanceamento das rações.

Neste experimento que iremos analisar foram divididas poedeiras hy-line em início de postura e usadas 4 formas de granulometrias do milho diferentes. Foram constituídos de rações contendo milhos com granulometria de 0,66 mm (fino); 1,26 mm (médio); 3,21 mm (grosso) e milho inteiro.

O milho fino foi moído em moinho a martelo com peneira de 2 mm. O médio, moído em moinho a martelo com peneira de 4 mm e o grosso, triturado em máquina forrageira.

Os demais ingredientes da ração (concentrado) tinham a mesma granulometria (0,66 mm) para todos os tratamentos.

Os autores concluíram que a produção de ovos, consumo de ração, gravidade, peso e massa de ovos não foram afetados pelas diferentes granulometrias do milho. No entanto ocorreu diferença na conversão alimentar onde na ração contendo milho inteiro foi menor a conversão em relação aos demais rações.

Sendo assim, milhos com diferentes granulometrias podem ser utilizados na alimentação de poedeiras durante a fase de postura sem afetar o desempenho zootécnico e a qualidade de ovos.

Leia o artigo completo: https://revistas.ufpr.br/veterinary/article/view/15958/12512

Acesse nosso site: www.escoladeavicultores.com