MUTIRÃO DE ARAÇÃO DE TERRA EM MARIA DA FÉ MG

20 de julho de 2022 0 Por Canal do Youtube (Parceiro)



“O arado com tração animal (arado de boi) pode soar como algo ultrapassado. No entanto, a ferramenta que começou a ser usada nos primórdios da Idade Antiga (4.000 a.C) continua sendo uma tecnologia útil para o pequeno agricultor que deseja produzir com sustentabilidade. De baixo impacto ambiental, a técnica de aração com tração animal utiliza um instrumento pontiagudo de ferro para revolver a terra, sem provocar danos significativos ao solo.
Apesar de o tempo de aração de boi ser maior do que o método com o trator, os benefícios para a natureza do primeiro são enormes.
O solo ganha porosidade, a água infiltra com facilidade e as raízes de plantas conseguem se desenvolver direito. Com o trator, isso não acontece, pois o peso concentrado nos pneus exerce muita pressão sobre a terra. Na aração com animais também há compactação, mas ela é relativamente menor. Isso sem contar que o trator usa combustível e isso polui o ar.
Ainda há outra vantagem ambiental importante a ser considerada no preparo do solo com tração animal. Quando os animais estão trabalhando, as camadas de solo mais ricas em nutrientes são revolvidas e ficam na superfície. O processo é inverso com o trator, pois a pressão dos discos empurra essas camadas para baixo e traz para cima as faixas de terra mais pobre.”

Fonte Jornal do Brasil
https://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticias/2016/02/14/arado-de-boi-enriquece-o-solo-e-previne-erosao.html

Trilha sonora é do Lucas Barros do canal Violas de Barros
https://www.youtube.com/channel/UCb5vrTXw2MR5wF_7RCN3flA