Naja cuspideira | Biólogo Henrique
17 de abril de 2024Hemachatus haemachatus ou naja cuspideira é uma espécie de serpente que pode medir de 1 a 2 metros, habita savanas úmidas, pastagens e florestas. Alimenta-se de roedores pequenos, aves, lagartos e outras cobras menores. Possui neurotoxina que paralisa o sistema nervoso causando parada respiratória, levando à morte.
Pode ser encontrada na África do Sul. Pode ter o corpo preto ou marrom escuro com um anel branco no pescoço.
Os hemachatus haemachatus ( Hemachatus haemachatus ), também chamado as ringhals ou cobra cuspir anel tubuladuras , é uma espécie de venenosa elapid encontradas em partes da África Austral. Não é uma verdadeira cobra na medida em que não pertencem ao gênero Naja , mas em vez pertence à monotypic genus Hemachatus . Enquanto hemachatus haemachatus têm uma grande semelhança com o verdadeiro cobras eles também possuem algumas diferenças notáveis de estes, resultando em sua colocação fora do gênero Naja .
Tem vários mecanismos de defesa:
pode dilatar seu pescoço na expansão que é chamada de “capuz”, que faz com que pareça maior e mais ameaçadora;
pode morder e injetar veneno na vítima atacada;
pode lançar veneno nos olhos de seu inimigo.
São predadores fantásticos e engenhosos mas são vulneráveis a ataques. A forma de lançar o veneno é a seguinte: os dutos que conduzem os venenos são fechados e existe um buraco na parte da frente diante de cada dente, quando a naja comprime esses sacos de veneno os dentes atuam como pistolas de água, esguichando veneno a uma distância de quase 4 metros, em geral nos olhos do inimigo, uma arma que pode ser usada tanto para defesa como no ataque.
Naja pallida é uma serpente da família dos elapídeos. É uma cobra cuspideira, ou seja, ela esguicha seu veneno no rosto dos predadores, causando irritação, cegueira temporária ou até mesmo permanente[. Suas escamas são vermelho-brilhantes, tendo também um anel preto no pescoço. É encontrada em todo o leste da África.
A cobra cuspidora de pescoço preto ( Naja nigricollis ) é uma espécie de cobra cuspidora encontrada principalmente na África subsaariana . Eles são cobras de tamanho moderado que podem crescer até um comprimento de 1,2 a 2,2 m (3,9 a 7,2 pés) de comprimento. Sua coloração e marcações podem variar consideravelmente. Eles se alimentam principalmente de pequenos roedores . Eles possuem veneno clinicamente significativo , embora a taxa de mortalidade para picadas não tratadas em humanos seja relativamente baixa (~ 5-10%, em regiões endêmicas abaixo de 1%). Como outras cobras cuspidoras, elas podem ejetar veneno de suas presas quando ameaçadas (uma queda de mais de 7 metros (23 pés) e mais com precisão perfeita). O neurotóxico O veneno irrita a pele, causando bolhas e inflamação, e pode causar cegueira permanente se o veneno entrar em contato com os olhos e não for lavado.
Naja nigricollis pertence ao gênero de cobra Naja sob a família Elapidae . Anteriormente, incluía duas subespécies que foram movidas para a espécie Naja nigricincta – a cobra-zebra ( Naja nigricincta nigricincta ) e a cobra-preta ( Naja nigricincta woodi ).
Naja é um género de serpentes peçonhentas da família Elapidae (cobras). Seu habitat estende-se a toda a África, Sudoeste da Ásia, Sul da Ásia e Sudeste Asiático. Apesar de vários outros gêneros compartilharem o nome comum, o gênero Naja é o grupo mais reconhecido e mais difundido de cobras comumente conhecidos. O género Naja consiste de 20 a 22 espécies, mas sofreu várias revisões taxonômicas nos últimos anos, portanto, as fontes variam muito.Também são conhecidas pelos nomes populares de cobra-capelo, cobra-de-capelo (também escrito cobra de capelo ou cobra capelo). São animais peçonhentos, agressivos e bastante perigosos. Algumas espécies têm a capacidade de elevar grande parte do corpo e/ou de cuspir o veneno para se defender de predadores a distâncias de até dois metros. Outras espécies, como por exemplo a Naja tripudians, dilatam o pescoço quando o animal é enraivecido. A artimanha serve para “aumentar” seu tamanho aparente e assustar um possível predador. Atrás da cabeça, a naja também pode possuir um círculo branco parecido com um olho, também eficaz em amedrontar agressores que a confundam com um animal maior e mais perigoso.
As najas são os animais tipicamente utilizados pelos célebres encantadores de cobras da Índia; no entanto elas apenas acompanham os movimentos da flauta, já que cobras não possuem audição.
fonte: wikipédia
Artigos relacionados:
https://sciam.com.br/serpentes-cuspideiras-de-veneno-calculam-hora-exata-do-ataque/
https://royalsocietypublishing.org/doi/10.1098/rsbl.2017.0293
https://www.researchgate.net/figure/a-d-Scanning-electron-micrographs-of-fossil-and-extant-venomous-snake-fangs-Fangs-are_fig2_7425052/amp
http://snakesarelong.blogspot.com/2013/09/basics-of-snake-fangs.html?m=1
http://1.bp.blogspot.com/-QpWjyukiMk0/VTU2xkmFVCI/AAAAAAAChx0/0pg8gH6akDU/s1600/spitting%2Bcobra%2Bfangs%2BBogert%2B1943.png
http://1.bp.blogspot.com/-I8xwsWPO-GM/VTU3rNLAQpI/AAAAAAAChyI/8XlxVL_beMk/s1600/Young%2Bet%2Bal%2B2004%2Bspitting%2Bcobra%2BSEMs.png
http://digitallibrary.amnh.org/handle/2246/882
http://jeb.biologists.org/content/207/20/3483.full.pdf
http://snakesarelong.blogspot.com/2015/04/spitting-cobras.html?m=1
Credo apendi muito com seu vídeo parabéns top top
😅✌️
Legal 😎
DfhdnvgFhigi
Lesado