NÃO ERRE MAIS! PLANTE MANJERICÃO em VASO do JEITO CERTO

12 de janeiro de 2025 9 Por Canal do Youtube (Parceiro)



🍃Inscreva-se no Mão na Terra: https://cursosminhasplantas.com.br/manjericao

Quase todo mundo sabe que pizza margherita leva manjericão, mas sabia que existem mais de 60 variedades da planta? Sim, você está na aula certa – jardinagem – e nossa jardineira Carol Costa vai mostrar algumas variedades de manjericão e ensinar como cultivar essa planta tão perfumada e saborosa.

O manjericão ( _Ocimum basilicum_ ) é uma planta originária da Ásia tropical e pode ser colhida depois de 2 meses após a semeadura. O mais interessante é que, de acordo com a variedade, o manjericão pode dar folhas pequenas e delicadas ou bem largas, lembrando mais uma alface (daí o nome da variedade, manjericão “Toscano Folha de Alface”). Aqui já vai uma sacada de Plantês: folhas mais largas precisam de substrato mais úmido. A variedade “Grecco a Palla”, por exemplo, é um manjericão de folhas bem menores, suporta um pouco mais uns dias sem rega.

O perfume do manjericão é bem característico, mas se você tiver a oportunidade de experimentar vários de uma única vez, verá que o aroma das variedades vai do cravo-da-índia ao anis. Fala se este não é um ótimo motivo pra colecionar esta planta?

Cultivar a planta é bem fácil, mas algumas pessoas ficam com pena e deixam o manjericão crescer à vontade. A parte boa é que, quanto mais você podar, mais cheia de ramos a planta fica e muito mais folhas brotarão. Colha à vontade e lembre-se de cortar os ramos pro manjericão ficar bem cheio. Sobrou galhinhos? Bora fazer mudas!

Semear manjericão é tão fácil quanto escolher sabor de pizza. Num vaso, coloque substrato pra mudas e separe algumas sementes, que são bem miudinhas. Espalhe algumas sobre o substrato e passe o dedo levemente sobre a terra. Nada de fazer uma cova ou enterrá-las: quanto menor a semente, menos a quantidade de substrato pra cobrí-las. Regue com um borrifador e, tá pronto. Pra manter a umidade, aí vai um bom truque: faça uma estufinha com a metade de uma garrafa PET.

Depois de quatro semanas, é hora de transplantar as mudinhas pra um vaso maior. Faça uma camada de drenagem num vaso furado (Carol usou argila expandida no vídeo), uma folha de jornal e substrato pra mudas. Outra dia bacana: ao fazer as mudinhas, use os rolinhos de papel higiênico dobrado ou vasinhos de papelão, assim não é preciso desplantar as mudinhas e replantá-las no novo vaso: o conjunto vai direto pro vaso grande.

Quer aprender outros truques e garantir 20 minutos de jardinagem na sua vida? Vem participar do Mão na Terra: https://cursosminhasplantas.com.br/manjericao