O MONJOLO DO RIO A CIMA – FARINHA DE MILHO DA ROÇA
22 de novembro de 2022Monjolos movidos a água são artefatos em extinção. Durante muito tempo foi ferramenta indispensável na lida da roça, pois dispensava o uso de mão-de-obra escrava, que antes socava e moía os grãos em pilões.
Objeto de museu, pode, no entanto, ser encontrado em rincões afastados no interior de Minas Gerais, como é o caso do Bairro do Rio Acima em Virgínia MG, onde a funciona um monjolo comunitário que aparece neste vídeo.
Demos a sorte de encontrar Dona Cleusa e sua filha em pleno feriado de 15 de novembro no processo de pilar e torrar a farinha, deliciosa por sinal.
Chamou minha atenção a coexistência do uso de energia solar, internet de fibra e o o feitio da farinha de maneira artesanal.
Fiquei muito feliz de encontrar gente que ainda valoriza os fazeres tradicionais e ainda tem orgulho e a generosidade de compartilhar conosco aqui do YouTube.
Grato ao Wesley que me convidou, à sua família que me hospedou e à Dona Cleusa, Dona Ana e Dona Rosa que concederam as entrevistas.
Que bom isso
ALEMANHA SAUDA COM A PAZ DO SENHOR JESUS CRISTO. UM CHEIRO PRA ESSE MENINO. SOU VO TAMBEM. MENINO DE HOJE PRA AMANHA. ELE VAI CUIDAR DA VOZINHA DELE. TA APENDENDO COM A VOZINHA.MENINO FUTURO DA NASSAO. DEUS TE ABENSSOA TODO TEMPO. MENINO VALOROSO. CAUE, VOCE ‘E BENSSAO DE DEUS PRA NOSSAS VIDAS. ALEMANHA AMA CAUE.
Eu comi cuscuz moido na máquina de moer mas assim deve ser bem melhor
Cara curioso
BOA NOITE CHICO AMO
Q maravilla
0p😊😊
Que lindo este monjolo e a casinha com a agua movimentando o pilão. Muito muito encantador!