O que é planta VARIEGADA e por que custa tão CARO
6 de agosto de 2023Plantas variegadas são aquelas que ao invés de terem folhas na sua cor natural, apresentam marcas brancas ou num tom creme. Você sabe porque isso acontece e o motivo de exemplares variegados serem tão caros em relação às plantas nas suas versões “verdes”? Nossa jardineira Carol Costa explica!
Se você já observou uma planta que possui folhas em tons brancos ou num verde bem clarinho, muito diferente de outras da mesma espécie, pode ser que esteja vendo uma planta variegada. A variegação pode apresentar folhagens rajadas, pintadas ou até mesmo um tom bem mais claro que o padrão da planta. Isso se deve à variegação. É uma mutação normal que ocorre em praticamente todas as espécies de plantas, tornando-as bem diferentes. E, pra quem gosta e até coleciona planta, é como se abrisse um envelope e encontrasse uma figurinha premiada.
O mais interessante é que a planta pode voltar a ter folhas da sua cor natural. No mundo da botânica, esta “volta” à cor original se chama degeneração. Pra manter a variegação, é preciso remover estas folhas, pra que a planta mantenha uma versão variegada. E, aí vai um dos motivos por essas verdinhas (nem tanto!) terem preços mais caros: produtores precisam se empenhar bem mais pra manter a variegação de uma espécie na hora do seu cultivo.
Um aspecto que todo colecionador já conhece é a tendência de plantas variegadas serem mais delicadas e propensas a ataques de pragas. É como se existisse menos proteção na superfície da folha e isso facilita a vida de um bichinho que se alimenta da planta.
Vale citar dois pontos interessantes pra quem se interessou pela variegação e que vai te ajudar quando procurar espécies desse tipo num garden center. O primeiro, é que nem toda planta clara e de folhagem pintadinha ou rajada é variegada. Taí a Dracaena godseffiana, que é pintadinha de bolinhas claras e isso é “padrão de fábrica”. O segundo ponto que vale atenção é de que as folhagens claras pedem mais sol do que as escuras.