O que é um canário melânico clássico – ep. 7 – conheça as mutações Opalino e Pastel

0 Por Canal do Youtube (Parceiro)
O que é um canário melânico clássico – ep. 7 – conheça as mutações Opalino e Pastel

Grupo Whatsapp sobre criação de aves

CURSO GRÁTIS – CANÁRIO DE COR + QUIZ + SIMULADOR PARA COLORIR CANÁRIOS

Mutações Pastel e Opalino
Neste vídeo vamos conhecer duas mutações que atuam sobre a melanina, a Pastel e a Opalino.
Vamos colocar mais duas peças no quebra cabeças, por isso é importante saber todos os conceitos, variedade, categoria e o que mais utilizaremos daqui para frente, dos melânicos clássicos.

Se ainda não viu, assista às aulas anteriores.

Tópicos
– Melânico Clássico
– Pastel
– Negro pastel
– Ágata Pastel
– Canela Pastel
– Isabelino Pastel
– Opalino
– Negro opalino
– Ágata opalino
– Canela opalino
– Isabelino opalino

QUIZ acesse em – https://formandocriadores.azurewebsites.net/MMPA07AA.aspx

COLORIR CANÁRIOS acesse em – https://formandocriadores.azurewebsites.net/FormandoCor/MMPR01AA.aspx

PRÓXIMA AULA – Mutações Feos, Acetinados e Asas Cinza

Mutação Pastel
Quando surgiu foi chamada de segundo fator de diluição das melaninas, por ser uma mutação sexo ligada, já que o isabelino é o primeiro fator de diluição, pois a tonalidade da melanina bege do isabelino dilui a tonalidade marrom do canela.
Os canários pastéis têm como características a atenuação da eumelanina negra na envoltura e no desenho, ou seja, a eumelanina que estava concentrada no centro da pena formando o desenho se espalha formando um manto eumelanico.
Os canários pastéis participam dos concursos nos negros, canelas, ágatas e isabelinos.

– Negro Pastel
São os azuis, verdes e cobres.
A mutação faz com que a eumelanina negra se reduza a uma tonalidade cinza chumbo. Mas o desenho deve continuar semelhante ao clássico, largo, paralelo e contínuo. As remiges e retrizes devem ter a mesma tonalidade de desenho, não é admitida qualquer tipo de despigmentação, pois pode ocorrer confusão com os asas cinza, que veremos mais a frente, inclusive qualquer despigmentação nas remiges e retrizes será motivo de desclassificação no concurso.
O melhor negro pastel que buscamos é um canário que tenha o desenho similar ao clássico com a tonalidade cinza chumbo oxidada, que tenha a envoltura oxidada, ainda que não tenha feomelanina e que seu bico, patas e unhas sejam negras.
Deve-se evitar os negros pastéis que tenham muita feomelanina, desenho fino ou ainda que tenham pouca envoltura a ponto de se confundir com os ágatas.
Uma curiosidade interessante sobre os negros pastéis: os machos heterozigotos, portadores de canela, têm a sub plumagem negra, já os homozigotos têm a subplumagem cinza.

-Ágata Pastel
São os ágatas afetados pela mutação.
A mutação pastel atua diluindo a eumelanina negra, diminuindo a tonalidade do desenho e da envoltura, deixando na tonalidade cinza escuro, consequentemente deixa a cor de fundo, o lipocromo mais evidente pelo fato da melanina dispersa sobre ela ser de tonalidade mais clara do que o clássico.
O melhor ágata pastel é um canário que tenha uma tonalidade de eumelanina cinza escuro, do restante deve seguir todos os critérios do ágata clássico, desenho numeroso, fino e entrecortado, mínima presença de feomelanina, bigodes nítidos, bico, patas e unhas claros. A diferença do desenho de cabeça permanece igual aos cássicos, porém na tonalidade da mutação pastel.
Devemos evitar os ágatas pastéis que tenham o desenho diferente dos critérios ideais dos ágatas clássicos, que tenham excesso de feomelanina, que a tonalidade cinza chumbo esteja com tendência para o marrom ou ainda que tenham a envoltura muito escura fazendo com que apareça pouco a cor de fundo.

– Canela Pastel
São os canelas afetados pela mutação.
O melhor canela pastel que buscamos é um canário que tenha a melanina marrom escura distribuída por toda plumagem de forma uniforme, fazendo que o desenho do clássico desapareça por completo, inclusive as remiges e retrizes devem ter a melanina marrom escura distribuída de forma uniforme.
Devemos evitar os canelas pastéis que tenham uma tonalidade marrom clara, ou ainda aqueles que formem desenho, tanto o desenho eumelanico formado por estrias, quanto o desenho feomelanico que é aquele onde a tonalidade da borda da pena fica com uma tonalidade marrom mais escura que a tonalidade marrom do centro da pena.

-Isabelino pastel
São os isabelinos afetados pela mutação.
Como dissemos que a mutação pastel dispersa a melanina marrom, e o isabelino tem a eumelanina marrom assim como o canela, ocorre que a eumelanina que estava concentrada no centro da pena para formar o desenho é distribuída por toda pena, formando assim um manto de tonalidade bege claro sobre toda a plumagem.

Manuais de Julgamento – whatsapp 11 98980-8592 em horário comercial.

Curta nosso canal infantil – FOB Filhote – https://www.youtube.com/channel/UCwyHHlEFVPRU6LF33i47Obw

Acompanhe a FOB nas redes sociais
Instagram – https://www.instagram.com/fobbrasil/
Facebook – https://www.facebook.com/fobbrasil/
www.fob.org.br
www.brasileirofob.net.br
www.objo.org.br