O Que Plantar em ABRIL? Calendário de Plantio Conforme as Fases da LUA🥦Horta em Casa🍅
21 de julho de 2022O Que Plantar em ABRIL?? Calendário Lunar para Plantio
Estamos iniciando o outono, época em que precisamos planejar nossos plantios levando em conta que estas plantas irão enfrentar, nos meses seguintes, mudanças climáticas significativas em decorrência do inicio dos tempos de frio, geadas ou chuvas intensas, conforme a região.
Mas ai vem a dúvida, o que plantar em abril? O que semear em abril? o que podemos plantar no final do verão? o que plantar no início do outono? E em que lua eu devo plantar?
Neste vídeo vamos conversar a respeito das variedades de cultivos que melhor se desenvolvem no período de transição entre o verão e o outono e também sobre as fases da lua e sua influência sobre as plantas.
O que plantar na lua nova? O que plantar na lua crescente? O que plantar na lua cheia? O que plantar na lua minguante?
Neste vídeo você terá a resposta para essas questões e ainda recebe de bônus um calendário de plantio em PDF. Este é um calendário lunar para plantio em abril de 2022, organizado conforme as fases da lua, é só clicar nos links e baixar seu PDF:
– link nº 1: https://encurtador.com.br/tEJN7
– link nº 2: https://drive.google.com/file/d/1JpEIW6A3V7ViynHR0JoIFZITsa6vk0Jb/view?usp=sharing
Com esse calendário de plantio em mãos será mais fácil decidir o que plantar na horta e passar a plantar suas hortaliças com mais confiança.
Se gostou desse vídeo, deixe seu like e se inscreva em nosso canal. Vamos juntos lutar para tornar nosso planeta em um habitat mais sustentável.
*APRESENTAÇÃO DO CANAL:*
Neste canal eu relato as minhas experiências de sucessos e de fracassos na busca por uma vida sustentável e de relativa autossuficiência, com a intenção de inspirar mais pessoas a fazerem o mesmo caminho de resgate das práticas de cultivar uma horta em casa, como era tão comum na época dos nossos avós”.
Eu cresci na roça, mas a cerca de 20 anos mudei para cidade e durante a maior parte desse tempo estive afastada do contato com a terra e das rotinas de produção dos meus alimentos. Agora estou trabalhando para a transformação desse cenário, mesmo que ainda esteja morando na cidade, estou pouco a pouco ampliando a produção dos vegetais que consumimos, começando pelas saladas e temperos que já estamos colhendo, enquanto vamos plantando as demais hortaliças e raízes que dentro de algum tempo também estarão presentes no nosso prato.
Plantar faz parte da natureza humana, é trabalhoso, mas não é difícil, só precisamos voltar a ter familiaridade com os ciclos naturais e aos poucos ir dominando as técnicas de cultivo e conhecendo as particularidades da região onde estamos inseridos e das diversas espécies de plantas que irão compor um variado e rico cardápio para nutrir nossa saúde.
Viver um estilo de vida voltado para a busca da sustentabilidade é gratificante e muito recompensador, pois além de melhorarmos a nossa condição de vida ainda estamos contribuindo para que todos os habitantes da terra tenham perspectivas de um futuro que apresente condições de vida mais dignas, em um planeta que tem sua natureza preservada e em harmonia.
Para viver esse sonho você não precisa de uma grande quantia de terras e nem de altos investimentos em produtos e ferramentas. Caso tenha condições para tanto, ótimo, mas se não tiver, você pode começar no local em que está hoje, que pode ser inclusive um apartamento, adaptando e introduzindo aos poucos algumas práticas a sua rotina diária, como realizar a compostagem dos resíduos orgânicos da sua cozinha e cultivar alguns vasinhos com temperos, por exemplo. Essas práticas lhe trarão aos poucos a familiaridade e a confiança necessárias para alçar voos maiores e ampliar gradativamente a produção daquelas espécies de vegetais que mais costuma consumir no seu dia a dia.
Tudo aquilo que você plantar e colher ao invés de comprar, além de significar uma economia para o seu orçamento doméstico, irá lhe garantir um produto de maior qualidade na sua mesa, sem agrotóxicos ou perdas nutricionais, que ocorrem devido aos processos de transporte e armazenamento até a chegada ao consumidor.
Se você também gostaria de trazer essa sustentabilidade para a sua vida, te convido a se inscrever neste canal, a maratonar nossos vídeos e deixar suas opiniões ou dúvidas nos comentários, pois isso além de ser importante para o crescimento da relevância do canal, também é importante para você, pois para que seu processo de imersão nesse almejado estilo de vida seja efetivo, é importante que você esteja engajado e interagindo com pessoas que buscam esse objetivo em comum – uma VIDA PLENA, uma VIDA SAUDÁVEL, uma VIDA SUSTENTÁVEL.
Agradeço a cada um que chegou até aqui e desejo de coração que possam também viver a felicidade de fazer da sustentabilidade um dos pilares da sua existência, um passo por vez. Gratidão. E nos vemos nos próximos vídeos.