O SEGREDO POUCO REVELADO SOBRE A COR IDEAL PARA COMEÇAR A CRIAR CANARIOS

29 de julho de 2022 0 Por



O SEGREDO POUCO REVELADO SOBRE A COR IDEAL PARA COMEÇAR A CRIAR CANARIOS

Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
https://www.youtube.com/channel/UCxOQs96LtGC_y7a-3kI4vzA/join

Fala galera beleza?, eu sou o Bruno Viana sou de vila velha no espirito sando, forneço dicas para criadores iniciantes de canario belga, se voce for novo na criação de canario, se inscreve no meu canal e fique por dentro de todas as novidades.

CURSO CRIAÇÃO DE CANÁRIO BELGA
https://criacaodecanariobelga.com

Site da PedTec: www.pedtec.com.br
Cupom de desconto: BRUNOVIANA

Se increva no canal https://www.youtube.com/c/CanárioBelgaCriarepreservar?sub_confirmation=1

GRUPO AMANTES DE PÉ DUROS
https://chat.whatsapp.com/CnxzFJ3Df0M2MeEDkavCpz

Como obter sucesso na criação de canários

O canário pertence à família dos fringilídeos. No Brasil, duas raças inicialmente destacaram-se e despertaram o interesse das pessoas amantes da criação de pássaros. São eles o Frisado Parisiense ou Francês e o Belga ou Hamburguês. Entretanto, até o final do século passado, a criação de canários era muito pouco difundida, vindo a se desenvolver sobretudo na Alemanha, onde se projetou como o mais notável centro de canaricultura.

Canários, a paixão dos ornitólogos

Em geral, existe um ponto em comum entre os criadores de canários – a paixão. Este entretenimento faz com que o criador se esqueça das coisas do mundo de fora do canaril. Com a correria do dia a dia, esta atividade torna-se uma grande opção contra o estresse, podendo até se transformar em um importante complemento no orçamento familiar. É, com certeza, um hobby fascinante e saudável. Além disso, a criação em cativeiro faz com que as espécies se mantenham.

Quem cria canários “participa de um completo ciclo de vida, ou seja, desde o acasalamento, a postura, o choco, a eclosão dos filhotes, seu crescimento, sua separação dos pais, a preparação para concurso, vitórias, ou até mesmo derrotas. Todo este processo depende exclusivamente do carinho, observação e sensibilidade de um criador”, afirmam os professores Fábio M. Hosken e Marcelo H.F. Maluf, do curso Criação Comercial de Canários de Cor e Porte, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas.

Histórico

Os primeiros canários foram encontrados por volta de 1402, nas Ilhas Canárias. Os espanhóis, quando ocuparam a ilha em 1478, descobriram a docilidade dos pássaros e a possibilidade da criação em cativeiro. No entanto, os primeiros a terem êxito na criação foram os Monges. Em 1559, descreveram o canário da seguinte maneira:

– pequeno, 12 centímetros no máximo;

– cor atraente, verde amarelo e um pouco acinzentado com escuros nas asas;

– dorso com raias pretas;

– peito igual ao dorso;

– bicos e pés pretos;

– canto alto e sonoro.

A venda dos pássaros era monopolizada pelos espanhóis, que somente vendiam os machos, para evitarem que outros pudessem reproduzi-los. Até que, em 1662, houve um naufrágio de um navio Espanhol na Europa. Este navio estava com um carregamento de canários que foram soltos pelos tripulantes, espalhando-se pela Europa. Foi assim que encerrou o monopólio Espanhol.

A primeira mutação do canário amarelo pertenceu primeiramente à rainha Elizabete. O Canela, a segunda mutação, aconteceu em 1709. Na Alemanha, em 1880, o destaque aconteceu com o aperfeiçoamento do canto, em uma aldeia chamada Harz. Surgindo, então, o canário de canto ou Roller.

Em 1885, apareceram os primeiros canários de fator. Neste caso, não houve mutação, e sim, um cruzamento entre um Tarim da Venezuela com um canário de cor (híbrido fértil). Os canários Isabéis também não são originários de mutação e sim de cruzamento entre Canela e Ágata.

Em 1900, surgiu o Ágata, a terceira mutação, em 1908, os Brancos. Em 1910, aconteceu o “Primeiro Congresso de Canaricultura”, na cidade de Leipzig. E, com o tempo, foram acontecendo os aperfeiçoamento nas cores, no canto e no porte.

Os canários de porte tiveram sua origem na Inglaterra onde, até hoje, encontram-se os melhores canários de cada raça. Os nomes foram dados de acordo com a cidade de origem.

Ao iniciar uma criação, adquira, no máximo, cinco casais

Aquisição de canários
Para o sucesso da criação, alguns princípios básicos são de inteira importância para que o iniciante não abandone prematuramente a criação, desiludido com os erros involuntariamente cometidos.

É importante que, ao iniciar, o criador nunca crie mais de uma linha de cor. Isto é, existem 358 cores, todas controladas geneticamente por meio de acasalamentos adequados, que são divididos em linhas (grupos de canários com mesmas características genéticas) e com padronizações definidas pela OBJO (Ordem Brasileira de Juizes de Ornitologia) e da F.O.B. (Federação Ornitológica do Brasil). O maior interesse e a paixão pelos pássaros