O SEGREDO que as PRAGAS REVELAM sobre as PLANTAS

9 de fevereiro de 2025 15 Por Canal do Youtube (Parceiro)



Surgiu um furo ou mordida numa folha e você resolve olhar mais de perto. De repente, no meio da folhagem verde, você descobre um ser quase imóvel tentando passar despercebido. Ou, pior ainda: ele salta em sua direção! Nada de pânico, você só encontrou um gafanhoto. Nossa jardineira Carol Costa conta e mostra mais sobre esse inseto que é mais um mensageiro das plantas do que uma praga a ser temida.

A maioria das pessoas já viu um gafanhoto. Parente dos grilos e dos louva-a-deus (todos da subordem _Caelifera_), os gafanhotos possuem olhos grandes, antenas pequenas, corpo alongado e pernas traseiras bem desenvolvidas. No mundo, existem mais de 25 mil espécies e só no Brasil, são catalogadas 900 espécies. Bichinhos que preferem viver na deles, os gafanhotos botam seus ovos no verso das folhas ou no solo. Quase sempre verdes, mas existem alguns mais coloridos, esses insetos saltadores surgem com jeitinho de gafanhoto adulto mas ainda não possuem asas. Se alimentam de folhas e crescem durante os seus 100 dias de vida.

Podem ser associados a pragas sedentas e que surgem em nuvens de insetos que devoram plantações. Mas isso é tão raro que a última notícia de nuvens de gafanhoto no Brasil é de 20xx. Esqueça a ideia de que gafanhotos atacam plantas indiscriminadamente: eles têm preferências e vão escolher as folhas mais fracas de certas plantas. Comem o equivalente ao seu peso mas ele é tão leve que ele não fará estrago num jardim.

Como alguns seres humanos pensam que pra existir, tudo precisa ter uma função no mundo, veja por este lado: gafanhotos “tiram de circulação” plantas que não teriam condições de se desenvolver de forma saudável, eles sinalizam deficiência na adubação e ainda servem de alimentos pra várias espécies de animais. É melhor conviver com uma diversidade de vida num jardim e deixar a natureza fazer o seu papel do que pirar e querer destruir o pobre inseto. Talvez, depois deste vídeo, quando encontrar um gafanhoto, você vai saltitar de alegria.