ORQUÍDEA e mini FLORES num vaso: passo a passo pra enfeitar a casa

14 de setembro de 2022 13 Por Canal do Youtube (Parceiro)



Imagina um arranjo feito em uma louça, especificamente, uma sopeira. Pensa em flores delicadas, bolas de musgo fofas e, agora que tem a imagem formada na mente, falta só colocar a mão na massa e montar esse arranjo super romântico pra presentear quem você ama (vale inclusive você!). Vem que nossa professora/jardineira Carol Costa explica o passo a passo pra fazer esta composição que transborda charme.

Antes de montar o arranjo, dá uma vasculhada na sua cozinha. Todo mundo tem uma louça guardada há um tempão lá no fundo do armário e que pode servir de base. Aqui no vídeo Carol escolheu uma sopeira mas, dá pra soltar a criatividade e usar também um bowl charmoso ou uma daquelas caçarolas esmaltadas. O pulo do gato aqui é tratar o recipiente como um cachepô, já que ele não tem furo como um vaso comum. Se quiser proteger a peça pra depois reutilizá-la, use um plástico pra forrar o interior do recipiente. Até porque, arranjos duram de seis meses a um ano, em média.

Carol usa um vaso plástico e testa se o tamanho é adequado pra sopeira. Se for maior, use uma tesoura de desbaste pra cortar o excedente – não precisa força ou uma tesoura mais parruda, o material desses recipientes plásticos é bem macio e flexível. Pra que o arranjo fique bem ajustado, use bandejas de isopor picadas como enchimento entre a sopeira e o vaso.

As plantas escolhidas pro arranjo tem aquela pegada da proposta da composição: romantismo e delicadeza. Carol escolheu usar na peça mini Phalaenopsis (Phalaenopsis hybrid), cravinas “Pink Kisses” (Dianthus “Pink Kisses”) e, como forração, tostão-rosa (Callisia hybrid). Aqui vai outra dica ninja pra arranjos: comece montando sua peça sempre pelas plantas mais altas e volumosas. Ao tirar as plantas do vaso pra colocá-las no arranjo, tente fazer isso manuseando o mínimo possível, pra que as flores não caiam – lembra sempre que plantas floridas são como mães com bebês.

Depois que as plantas estão acomodadas no vaso, você notará que aquele montão de isopor pode comprometer todo o visual do arranjo. Fica sussa, nossa louca das plantas tem um truque pra isso: musgo “Fofão”. O mais legal desse musgo é que ele não precisa estar plantado em substrato: só a umidade das plantas da peça já é o suficiente pra ele. Use algo longo e fino, como um lápis ou um palito de churrasco pra empurrar qualquer pedacinho do plástico visível pra baixo do musgo.

Pra regar, é bem fácil: como o vaso tá solto dentro da sopeira, basta tirá-lo e levar pra uma pia. Regue e deixe escorrer bem a água antes de colocar o vaso no centro do arranjo novamente. Antes de molhar, use a técnica do dedômetro: toque o substrato com a ponta do indicador e, se o dedo sair sujo, deixe pra conferir no dia seguinte; saiu limpo, hora de regar. A adubação pode ser feita com Bokashi líquido, no momento que você regar. Adube sem exageros, uma vez por mês – vale assistir o vídeo sobre adubo, o link tá aqui embaixo.

Materiais e plantas mostrados no vídeo:
sopeira
saco plástico
vaso plástico
bandejinha de isopor
tesoura 710 da Limmat, à venda no Net Shopping Garden – https://www.instagram.com/shopgarden/
mini Phalaenopsis (Phalaenopsis hybrid)
cravinas “Pink Kisses” (Dianthus “Pink Kisses”), da Bio Plugs – https://www.instagram.com/bioplugs/
tostão-rosa (Callisia hybrid)
musgo “Fofão”
Bokashi líquido, da Yes, We Grow! – https://www.instagram.com/yeswegrow/

Links:
3 formas de uso do adubo Bokashi – https://minhasplantas.com.br/tv/adubo/3-formas-de-uso-do-adubo-bokashi/

Universidade Minhas Plantas – http://universidademinhasplantas.com.br/
Loja Minhas Plantas – http://loja.universidademinhasplantas.com.br/