Orquídea-pipoca em arranjo de NATAL
14 de setembro de 2022Árvore de natal não precisa ser um pinheiro. Dá pra fugir do lugar comum e ainda manter toda a simbologia das festas natalinas. Nossa jardineira Carol Costa ensina como fazer uma árvore de natal usando orquídeas terrestres! Pode arrumar um espaço na mesa de centro porque esse arranjo será a atração da festa!
A orquídea-pipoca (Ludisia discolor) tem um charme adicional, além de suas florezinhas que lembram milho estourado: suas folhas. De um tom roxo escuro, com listras e uma textura aveludada, essa orquídea nem precisava dar flores, de tão bonita que é. E é terrestre! Carol fez este vídeo em uma das estufas da Acosta Plantas Ornamentais, um dos maiores produtores de Ludisia do Brasil.
Pra montar o arranjo, nossa louca das plantas usa um pedaço de tela de passarinho. Com uma tesoura, o pedacinho de tela vira um cone e é dobrado nesse formato, usando as pontinhas pra dobrá-la. Usando uma mistura de esfagno molhado e substrato pra mudas, Carol recheia a estrutura de tela. Pro arranjo, essa misturinha manterá a umidade adequada pra que a árvore de natal fique bonita por um tempão.
A primeira planta que entra nesse arranjo incrível é a hera (Hedera helix). Cortando no local certo, você fará seu arranjo e mais tarde, terá um montão de mudinhas dessa planta. O mesmo acontecerá com as orquídeas-pipoca. Cortando as ponteiras, Carol espeta as plantas na estrutura de arame com substrato mas, antes, uma gotinha de extrato de própolis em cada área cortada. Com um pouco de jeito e a ajuda da tesoura, “espete” as plantas em todo o cone de arame. Se for preciso, use pedaços de arame como grampos, pra que a planta não se solte e enraíze mais rápido.
Com o pinheirinho pronto, é só escolher um vaso do tamanho adequado e, um outro menorzinho, de plástico. Esse vaso menor fica de boca para baixo, dentro do maior e servirá de apoio pra estrutura com as plantas.
Acha que faltam algumas bolinhas de natal? Esqueça as artificiais e use a criatividade! Carol escolheu flores de craspédia (Craspedia globosa), naturalmente amarelas e com uma haste longa, perfeita pra espetar na estrutura com esfagno. Você encontra em floriculturas e é vendida em maços. Compre sem medo, o que sobrar você usará em outros arranjos e são super duráveis.
Você encontra facilmente Ludisia discolor, assim com heras, em gardens e floriculturas. Caso seu fornecedor de plantas preferido não tenha uma dessas plantas, fale com o vendedor ou gerente e peça para que encomende as espécies através do Veiling Holambra, o maior centro comercial e logístico de flores e plantas do Brasil. A Acosta Plantas Ornamentais comercializa suas plantas exclusivamente através do Veiling.
Pra regar, use uma seringa ou um copo e, mire a água no esfagno. Não use um borrifador ou molhe as folhagens, pra evitar que a água acumulada manche as folhas. Toque o esfagno com o dedo e você saberá se está úmido ou se é o momento de regar. E, que o amor e a paz toquem você e seus entes queridos neste natal!
Materiais e plantas mostrados no vídeo:
Ludisia e hera, da Acosta Plantas Ornamentais – https://www.instagram.com/acostaplantas/
esfagno, da All Garden – https://www.instagram.com/allgarden.holambra
craspédia, da Terra Viva – https://www.instagram.com/grupo.terraviva
tesoura Limmat 710, no Net Shopping Garden – https://www.netshopgarden.com.br
Universidade Minhas Plantas – http://universidademinhasplantas.com.br/
Loja Minhas Plantas – http://loja.universidademinhasplantas.com.br/