Papagaio Drácula

17 de abril de 2024 8 Por Canal do Youtube (Parceiro)



O papagaio de Pesquet ( Psittrichas fulgidus ), também conhecido como papagaio Drácula [2] ou como papagaio urubu (levando a fácil confusão com Pyrilia vulturina do Brasil ), é o único membro de seu gênero . É endêmico da floresta tropical montanhosa e montanhosa da Nova Guiné .

O papagaio de Pesquet é um papagaio grande com um comprimento total de aproximadamente 46 cm (18 pol) e um peso de 680–800 g (24–28 oz). Sua plumagem é preta, com escamas acinzentadas no peito, e barriga vermelha, coberturas superiores da cauda e painéis das asas. O macho adulto tem uma mancha vermelha atrás do olho, que não é vista na fêmea adulta. [3] Comparado com a maioria dos outros papagaios, parece incomumente de cabeça pequena, em parte devido à pele preta nua do rosto e ao bico relativamente longo e em forma de gancho. Este perfil parecido com um abutre é a razão por trás de seu nome comum alternativo .

Perfil feminino mostrando características de abutre – tirada no Zoológico de Cincinnati
Perfil feminino mostrando características de abutre – tirada no Zoológico de Cincinnati

O papagaio de Pesquet é um frugívoro altamente especializado , alimentando-se quase exclusivamente de algumas espécies de figos . Flores e néctar também foram relatados. Pelo menos em partes de seu alcance, é sazonalmente nômade em resposta à disponibilidade de frutas. A parte nua da cabeça é presumivelmente uma adaptação para evitar o emaranhado de penas de frutas pegajosas.

Pouco se sabe sobre seus hábitos de reprodução na natureza. Normalmente, ele põe dois ovos em um ninho em uma árvore grande e oca.

Geralmente é visto em pares ou grupos de até 20 indivíduos. Em voo, alterna entre bater rápido e planar curto.

Link para o TELEGRAM:
https://t.me/HenriqueBiologo
Instagram: @BiólogoHenrique